Governo Bolsonaro vai desafiar Moraes e se posicionará contra extradição de Allan dos Santos

Atualizado em 17 de novembro de 2021 às 13:16
Allan dos Santos e Moraes
Allan dos Santos e Alexandre de Moraes Foto: Arte/Pleno.News

O pedido de extradição de Allan dos Santos chegou ao governo americano. Agora cabe ao país decidir o que fazer. Porém, Bolsonaro não gostou nada da notícia e já bolou uma estratégia para tentar salvar o aliado. O governo brasileiro vai desafiar mais uma vez o ministro Alexendre de Moraes, do STF, que decretou a prisão preventiva do blogueiro.

Com ajuda do Ministério da Justiça, Bolsonaro prepara uma parecer com uma posição oficial do governo brasileiro contra a extradição do bolsonarista. A ideia da pasta é enviar o documento à Interpol e ao governo dos Estados Unidos, país para onde Allan dos Santos fugiu em agosto de 2020, após ser alvo de operações autorizadas pelo STF, no âmbito do inquérito das fake news.

O Ministério da Justiça pretende argumentar, no parecer, que a extradição do blogueiro não se justificaria, porque ele é acusado por “crimes de opinião”.

Leia também:

1- “Cite um genocida brasileiro da atualidade”: deputado sugere questão para o Enem de Bolsonaro

2- Mãe desabafa após denunciar comentários racistas de vereador contra criança de 2 anos

3- VÍDEO – Puxa saco, Bial diz que voz de marreco de Moro melhorou: ‘Está diferente’

O pedido de extradição do inimigo número 1 do bolsonarismo

Moraes determinou a extradição de Allan dos Santos para que ele seja preso preventivamente. A decisão foi assinada pelo ministro em 5 de outubro e atendeu a um pedido da Polícia Federal. Moraes é conhecido por tomar decisões contra o atual mandatário e seus aliados, chegando até tendo seu nome no Senado com pedido de impeachment feito por Bolsonaro.

O envio do pedido de extradição aos EUA provocou a exoneração da delegada da PF Silvia Amélia, que comandava o setor do Ministério da Justiça responsável por mandar os documentos. A reclamação do ministro da pasta, Anderson Torres, foi de que a delegada não o avisou previamente do envio.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.