Saiba o que motivou Bolsonaro a escolher novo comandante do Exército

Atualizado em 31 de março de 2022 às 9:08
Marco Antonio Freire Gomes
Marco Antonio Freire Gomes, o general que vai assumir o Comando do Exército.

Marco Antonio Freire Gomes, que teve sua indicação confirmada para o Comando do Exército, será o terceiro chefe da Força em apenas quatro anos, o que não aconteceu nem na ditadura militar. A jornalista Bela Megale explica, em sua coluna no jornal O Globo, o fator que pesou para o presidente Jair Bolsonaro (PL) escolher o novo comandante.

De acordo com a colunista, Bolsonaro “busca suprir uma insatisfação que nutre há tempos com a Força: um chefe com maior alinhamento e que aceite passar seus recados e sair em defesa do governo”. Freire Gomes será nomeado ainda nesta quinta-feira (31).

O presidente quer um perfil semelhante ao do general Eduardo Villas Bôas. Ele foi o comandante do Exército entre 2014 e 2019 e hoje está na reserva. Em 2018, o militar ficou conhecido por uma publicação interpretada como pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) para rejeitar um pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A postagem foi criticada por ministros.

LEIA MAIS:

1. Rússia promete cessar-fogo em Kiev e Chernihiv

2. Agressão de Will Smith a Chris Rock é “fake”, diz campeão de “tapa na cara”

3. Arquidiocese pede que Renato Freitas não tenha mandato cassado por invasão à igreja

Bolsonaro fez muitas mudanças no Exército, diz estudo

Jair Bolsonaro com militares do Exército
Jair Bolsonaro com militares do Exército

As três trocas em quatro anos viraram piada entre militares de hierarquias altas. Eles brincam que o Comando do Exército se assemelha ao das polícias militares, onde a rotatividade é bem alta. Um estudo do professor da Universidade de Brasília e conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Arthur Trindade, mostra que a piada se confirma: nos últimos três anos, o Exército já teve mais comandantes do que as PMs de alguns estados.

A rotatividade do comando do Exército foi maior do que no Distrito Federal e do que nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Rio Grande do Sul e Santa Catarina empatam, já que também tiveram três comandantes gerais.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link