Rússia promete cessar-fogo em Kiev e Chernihiv

Atualizado em 29 de março de 2022 às 10:51
Putin e Zelensky
Putin e Zelensky

O vice-ministro da Defesa russo, Aleksandr Fomin, disse nesta terça-feira (29) que a Rússia “reduzirá fortemente a atividade militar” perto de Kiev e da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia. É o primeiro sinal de progresso nas negociações de paz, enquanto diplomatas da Ucrânia e da Rússia discutem um possível cessar-fogo.

A Rússia também disse estar preparada para acelerar o cronograma de uma possível reunião entre o presidente do país, Vladimir Putin, e o líder ucraniano Volodymyr Zelensky. Após conversas com autoridades ucranianas em Istambul, o principal negociador da Rússia, Vladimir Medinsky, disse que o Kremlin está pronto para realizar tal reunião assim que um esboço de acordo de paz entre os dois países estiver pronto.

As duas delegações discutiram as garantias de segurança internacional para a Ucrânia, de acordo com Mykhailo Podolyak, um assessor de Zelensky. O esforço veio como uma contra-ofensiva ucraniana empurrando as forças russas para trás em uma área perto da capital Kiev.

LEIA MAIS:

1 – Cadeia de supermercados francesa se recusa a deixar a Rússia

2 – Biden fecha acordo histórico com a Europa sobre gás da Rússia

3 – Rússia diz que Kiev e mais quatro cidades ucranianas estão bloqueadas

Ucrânia buscou garantia de vários países em negociações com a Rússia

Zelensky
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrãnia

David Arakhamia, o oposto de Medinsky na delegação ucraniana, disse que Kiev buscou uma garantia de segurança de várias nações. O acordo não seria muito diferente do compromisso mútuo de autodefesa da Otan.

Ele nomeou o Reino Unido, China, EUA, Turquia, França, Canadá, Itália, Polônia e Israel como possíveis fiadores. Afirmou que alguns deles deram seu acordo preliminar para servir nessa capacidade.

A promessa de segurança proposta não se aplicará às partes da Ucrânia cujo status permanece em disputa, disse Arakhamia. Estas incluem a Crimeia, que a Rússia considera seu território, e as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, que o país reconheceu como estados soberanos e cujas forças estão participando de hostilidades em andamento.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link