Bolsonaro reclama de suspensão do orçamento secreto: “STF interfere em tudo”

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 10:54
Jair Bolsonaro reclama de "interferência" do STF no Legislativo
Jair Bolsonaro reclama de “interferência” do STF no Legislativo. Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro reclamou da suspensão do orçamento secreto pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao canal Jornal da Cidade, um site de fake news, o presidente afirmou: “Você vê o STF também. Cada vez mais o Supremo, na verdade, interfere em tudo. Hoje teve interferência agora nessa história do orçamento secreto. Orçamento secreto publicado no Diário Oficial da União… Mas tudo bem…”

A pauta está em julgamento neste momento na Corte. Quatro ministros já votaram pela suspensão das “emendas do relator”. São eles: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Leia também:

1 – Presidente no PL: Prefeitos e vereadores preparam desfiliação em massa

2 – O que Fux disse a Arthur Lira sobre a PEC dos Precatórios

3 – Ofício do Senado diz que usa emendas do relator para compra de votos

Bolsonaro segue fala de Lira

Após a suspensão, por liminar, das “emendas do relator”, Arthur Lira ficou furioso com a vice-presidente do Supremo. Ele teria reclamado da canetada da ministra e dito que não pode aceitar uma interferência.

O esquema tem sido utilizado por Arthur Lira e Bolsonaro para aprovar pautas na Câmara. Eles destinam verbas para parlamentares e conseguem formar maioria em votações de interesse do Planalto.

Congressistas negociam valores com o governo para dar a Bolsonaro apoio político. Eles usam dinheiro das “emendas do relator”, cujo processo não é transparente e não há publicidade dos documentos. Há uma espécie de “controle interno” informal de articulação política. Planilhas listam qual congressista indicou o quê, em qual valor e para qual município.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.