“Bolsonaro paz e amor”: presidente quer fazer as pazes com STF

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 17:06
Bolsonaro ao lado do presidente do STF, Luis Fux
Bolsonaro quer ficar de bem com o STF – Foto: Reprodução

Bolsonaro tem calculado cada um de seus passos para não entrar em confronto com o STF. Para isso, ele não pretende fazer nada que contrarie os ministros e aceitar depor pessoalmente foi só o primeiro passo. Aliados do presidente garantem que ele vai levar o Supremo em banho maria até pelo menos o ano que vem.

Em conversa com interlocutores do Planalto, o DCM ouviu que é uma nova fase do presidente. “Bolsonaro paz e amor”, disse aos risos. Essa expressão teria sido usada pelo próprio chefe do Executivo em tom de zombaria. Mesmo assim, ele vem levando a sério o conselho de não entrar em atrito com o STF nos próximos tempos.

“Há muito em jogo e ele sabe disso”, garantiu um político próximo ao Planalto. Bolsonaro já foi convencido de que, para vencer em 2022, precisa se render ao Centrão. Inclusive, ele está a um passo de se filiar ao PP, mesmo com a exigência de Arthur Lira. E para fazer parte do grupo político, o presidente terá que cumprir parte do acordo.

Leia mais

1 – URGENTE: Paulo Guedes é convocado por ampla maioria da Câmara para explicar offshore

2 – Estagiária infiltrada no STF tem empresa e recebe dinheiro público

3 – VÍDEO – Randolfe chama Marcos Rogério de “palhaço” por proteger Barros

Bolsonaro e o STF

A relação de Bolsonaro com o STF vem sendo reconstruída depois do 7 de setembro. A cartinha de pacificação foi só um passo, como apurou o DCM. Tudo porque, ele percebeu que não conseguira dar o golpe e ainda viu o Supremo ameaçar usar as Forças Armadas.

Sem apoio popular e sem apoio político, ele soube que sofreria o impeachment e seria preso. Mas, como o DCM vem mostrando, Bolsonaro entendeu que sua tábua de salvação é justamente o Centrão. O grupo político vem dando sustentação ao presidente e promete tentar fazê-lo vencer em 2022. Para isso, passa o “Bolsonaro paz e amor” com o STF.