VÍDEO – Bolsonaro se reúne com Putin em Moscou; veja conversa

Atualizado em 16 de fevereiro de 2022 às 9:08
Jair Bolsonaro e Vladimir Putin
Jair Bolsonaro se reúne com Vladimir Putin em Moscou.
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu, nesta quarta-feira (16) em Moscou, com o líder russo Vladimir Putin. O encontro aconteceu por volta de 7h40 no horário de Brasília.

Na conversa, o brasileiro afirmou que os dois países têm “muito a colaborar em várias áreas” e que o Brasil é “solidário” à Rússia.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaro está na Rússia porque foi esnobado por Biden, diz New York Times
2 – Bolsonaro vai à Rússia em busca de apoio de milícias digitais, dizem aliados
3 – Presidente russo vai tirar “algo positivo” da visita de Bolsonaro, diz especialista

“Somos solidários à Rússia”

“Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui são o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais”, disse o mandatário da República ao russo.

Putin respondeu que é uma “alegria” receber Bolsonaro e que o Brasil é o “principal parceiro comercial” da Rússia na América Latina.

“Estamos retomando as relações que foram interrompidas pela pandemia. Os principais ministros dos seus governo visitaram Moscou. Hoje, foi realizado um encontro com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa. Trabalhamos ativamente nos fóruns internacionais. É uma alegria recebê-lo e espero que nosso encontro seja produtivo. O Brasil é o principal parceiro comercial na região da América Latina. Bem-vindo”, afirmou o presidente russo ao lado de Bolsonaro.

Dois intérpretes também estavam presentes no encontro entre os líderes. Os dois presidentes devem conceder uma coletiva de imprensa após a conversa.

Veja o vídeo abaixo:

Putin vai tirar “algo positivo” da visita de Bolsonaro, diz especialista russo

A ida de Bolsonaro à Rússia é vista como uma oportunidade para Moscou aproveitar o “esfriamento” das relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

O presidente do Brasil pretende com essa viagem se mostrar forte em meio às dificuldades que ele deverá enfrentar nas eleições deste ano.

Para os russos, Bolsonaro é quase que um desconhecido no país e visto como um político que tem dificuldades para se reeleger. Mas Putin, que enfrenta a crise internacional na fronteira com a Ucrânia, deverá aproveitar politicamente o encontro com o brasileiro. A avaliação é de especialistas russos ouvidos pela BBC.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link