Apoie o DCM

Bolsonaro está com Putin porque foi esnobado por Biden, diz New York Times

Jair Bolsonaro e Joe Biden
Jair Bolsonaro e Joe Biden.
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República e Jim Watson/AFP

Em reportagem publicada no jornal The New York Times nesta terça-feira (15), os jornalistas Jack Nicas e

A viagem presidencial ocorre em um momento de enorme tensão na região, com uma possibilidade real de conflito armado com a Ucrânia.

Leia mais:

1 – Governo Bolsonaro é proibido de usar Disque 100 para ouvir queixas negacionistas
2 – Bolsonaro vai à Rússia em busca de apoio de milícias digitais, dizem aliados
3 – Rosângela vai tentar arrancar votos de Eduardo Bolsonaro e do espólio de Joice e Kim Kataguiri

Leia um trecho da reportagem:

Durante a presidência de Donald Trump, os Estados Unidos e o Brasil estiveram mais próximos do que nas últimas décadas. Mas quando o presidente Joe Biden chegou à Casa Branca, ele não procurou Bolsonaro, que havia questionado publicamente se Biden havia vencido a eleição de 2020 e estava fazendo seus próprios esforços para minar o próximo pleito no Brasil.

No final das contas, Bolsonaro começou a pedir às autoridades dos EUA um convite para Washington ou pelo menos um telefonema do novo presidente, de acordo com dois altos funcionários dos EUA que insistiram no anonimato porque não estavam autorizados a falar publicamente. Bolsonaro alertou que, se não ouvisse o presidente Biden, buscaria uma cúpula com outra potência mundial, disseram as autoridades.

O Sr. Putin na época estava fazendo propostas mais intensas para o Sr. Bolsonaro. Os dois presidentes discutiram uma potencial expansão do comércio e acordos sobre ciência e segurança, disseram as autoridades dos EUA.

Então, em dezembro, sem nenhum telefonema de Biden e tensões crescentes na Europa Oriental, Bolsonaro aceitou o convite de Putin para Moscou. A Casa Branca não ficou feliz. Autoridades de alto escalão dos EUA entraram em contato duas vezes com o governo de Bolsonaro para transmitir sua preocupação de que era um momento ruim para viajar a Moscou, dadas as negociações em andamento sobre a Ucrânia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link