Bolsonaro joga responsabilidade de preços dos combustíveis na Petrobras

Atualizado em 3 de março de 2022 às 22:50
Presidente Bolsonaro passando a mão no rosto com olhar pensativo
Presidente Bolsonaro lança para Petrobras a responsabilidade sobre uma saída no aumento dos preços dos combustíveis
Foto: Reprodução/O Globo

Em transmissão ao vivo em suas redes sociais nesta quinta-feira, 03, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ao falar sobre o iminente aumento dos preços dos combustíveis em decorrência do conflito entre Rússia e Ucrânia, disse que a Petrobras saberia o que fazer. O chefe do executivo federal ainda relatou que o lucro da empresa poderia ser diminuído durante o conflito e o Brasil não sofreria com a elevação dos preços.

Na transmissão, ele falou que o assunto relacionado aos preços dos combustíveis está sendo trabalhado por sua equipe, e não tem porque interferir nas determinações. No final da declaração, o presidente afirmou que “a Petrobras, por sua vez, sabe da sua responsabilidade e sabe o que tem que fazer para colaborar para que o preço dos combustíveis aqui dentro não dispare. A Petrobras tem gente competente para isso, tem seu quadro de diretores, tem seu presidente, e sabe o que fazer”.

Segundo dados apresentado pela própria estatal, a empresa vem avanço em seus lucros desde 2020. Só no ano passado, a Petrobras teve um lucro líquido de R$ 106,6 bilhões, o que foi um grande marco. Em 2020, a empresa teve um ganho considerável, tendo um avanço de 1.400,7%, e ganho de R$ 31,504 bilhões.

Leia mais: 

1 – Bolsonaro usa guerra da Ucrânia para fugir de aliados

2 – Chamado de aliado de Putin, Bolsonaro se defende: “Equilíbrio”

3 – Randolfe vai ao STF contra troca em diretoria da PF que investiga Bolsonaro

Bolsonaro e suas estratégias na crise

Similar a suas postura em meio a pandemia, Bolsonaro segue tento uma posição de inércia frente ao conflito atual. Pressionado a adotar uma postura maus dura sobre o conflito do Leste Europeu, o presidente apenas declarou que tem tido uma “posição de equilíbrio”. Para muitos, essa postura não é o suficiente e não vai livrar o Brasil de consequências diretas ou indiretas da guerra.

O conflito já chegou ao seu oitavo dia, mesmo após inúmeras sanções feitas a Rússia, Vladimir Putin não retrocede em seu objetivo. Nesta quinta-feira, aconteceu a segunda rodada de conversa entre Rússia e Ucrânia pela busca de um acordo de paz. Apesar de antes do conflito o presidente ter declarado “solidariedade” a Putin, a postura atual tem sido de cautela e um “torcida pela paz”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link