Rússia x Ucrânia: Bolsonaro escolhe quem vai definir posição do Brasil na guerra

Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 19:13
Jair Bolsonaro Rússia
O presidente Jair Bolsonaro escolheu Braga Netto para definir ações do Brasil sobre a guerra da Rússia e Ucrânia

O general Braga Netto terá que se ouvido antes de qualquer manifestação oficial do Itamaraty sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A ordem é do presidente Jair Bolsonaro ao chanceler Carlos França. A determinação foi feita na quinta-feira (24), no mesmo dia do posicionamento do vice-presidente Hamilton Mourão.

Uma reunião aconteceu na noite de ontem, no Palácio da Alvorada, para que o governo bolsonarista “não batesse cabeça” sobre o tema. Por conta disso, tudo terá que passar pelas mãos de Braga Netto. Inclusive, o chefe do executivo federal se comprometeu a dar opinião em relação ao assunto apenas quando tiver o aval do seu ministro.

O pedido é que o general faça análises e avaliações sobre os riscos e a situação militar no leste europeu. O objetivo do Palácio do Planalto é manter a neutralidade para não desagradar a Rússia e nem os Estados Unidos, os dois principais países envolvidos na guerra.

Bolsonaro conversou com o general nesta sexta-feira (25) para debater como eles vão evacuar os brasileiros que vivem na Ucrânia. Também estiveram presentes na conversa os ministros-generais Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Leia também:

1- Zelensky aparece em VÍDEO para provar que está em Kiev

2- Vergonha: Record TV também usa videogame como se fosse ataque russo

3- Otan anuncia que enviará mais armas à Ucrânia

A posição do Brasil sobre a Rússia e Ucrânia

O Brasil soltou uma nota ontem para falar sobre o assunto. O país pediu a “suspensão imediata das hostilidades”. Porém, não fez qualquer condenação em relação ao ataque russo e também não deu apoio.

Só que os Estados Unidos não ficaram satisfeitos e resolveram pressionar o país. Inclusive, europeus e a própria Ucrânia querem uma posição mais firme do Brasil contra a Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link