Saiba como Bolsonaro pode se beneficiar com desistência de Moro

As pesquisas recentes indicam que o eleitorado de Moro cresce à medida que aumenta a faixa de remuneração

Atualizado em 1 de abril de 2022 às 6:32
Sérgio Moro X Jair Bolsonaro
Sérgio Moro X Jair Bolsonaro. Foto. Agência Brasil

O recuo do ex-juiz Sergio Moro em sua pré-candidatura à Presidência deixa um espólio eleitoral que pode ser aproveitado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Os votos da população de maior renda, embora cobiçados pela terceira via, podem reforçar a polarização entre o presidente e o ex-presidente Lula (PT), diz O Globo.

As pesquisas recentes indicam que o eleitorado de Moro cresce à medida que aumenta a faixa de remuneração, numa dinâmica similar à de Bolsonaro, nome mais bem colocado hoje para um segundo turno contra Lula. O ex-juiz registrou 8% de intenções de voto no levantamento divulgado pelo Datafolha em março.

O ex-juiz, que decidiu ontem migrar do Podemos para o União Brasil e retirou sua pré-candidatura presidencial, chegava a quase o dobro, 15%, quando considerando somente o estrato mais rico, com remuneração mensal superior a dez salários mínimos.

Este é o mesmo segmento em que Bolsonaro atingiu, segundo o Datafolha, sua maior vantagem para Lula, com 39% a 23% em favor do atual presidente. Nas intenções gerais, o petista marcou 43% dos votos, contra 26% para Bolsonaro.

O ex-juiz também crescia entre os empresários, com 12%. No grupo, Bolsonaro obteve 50% da preferência, segundo o Datafolha.

LEIA MAIS:

1; Milton Ribeiro diz que à PF que atendeu pastor a mando de Bolsonaro

2; VÍDEO: Bolsonaro faz discurso contra a vacina e grita: “Deixa eu morrer”

3; Amigo dos Bolsonaros, Queiroz fecha com o PTB e será candidato a deputado pelo Rio

Transferência de votos de Moro

Sergio Moro
Moro. Foto. Reprodução.

Além da similaridade entre o ex-juiz e Bolsonaro no recorte por renda, apontada pelo Datafolha, a última pesquisa eleitoral do Ipec, divulgada em dezembro, mostrou que 10% dos eleitores do atual presidente em 2018 passaram a declarar voto no ex-juiz.

Em relação ao petista Fernando Haddad, que terminou atrás de Bolsonaro, a transferência era menor: apenas 3% dos que votaram no aliado de Lula na última eleição passaram a manifestar preferência por Moro.

Para especialistas consultados pelo Globo, embora o eleitor de Moro apresente maior predisposição a optar por Bolsonaro do que por Lula no desenho atual, há também a possibilidade de que parte do espólio do ex-juiz abasteça uma candidatura de terceira via.

Enquanto o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) permanece distante do eleitorado do ex-juiz, por seus posicionamentos antagônicos ao ex-juiz, a tendência é que João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) façam acenos para este público.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link