URGENTE: Gabriel Boric vence eleições e é o novo presidente do Chile

Atualizado em 19 de dezembro de 2021 às 19:39
Boric com a mão no peito
Boric venceu as eleições no Chile – Foto: Reprodução

Gabriel Boric é o novo presidente do Chile. Ele venceu as eleições neste domingo (19). Com isso, o candidato de esquerda assume o poder após ter derrotado seu adversário, Kast. O concorrente, da extrema-direita, reconheceu a derrota nas redes sociais.

Com 68% dos votos apurados, Kast confirmou ter se comunicado com Boric “por seu grande triunfo. Desde hoje, ele é presidente do Chile e merece todo nosso respeito e uma colaboração construtiva. O Chile sempre está primeiro”.

Às 19h20, Boric tem 55% dos votos (3 milhões de votos); Kast tem 44% dos votos (2,4 milhões). Com esses resultados, não é possível uma mudança do resultado.

Leia também:

1- Gilmar Mendes critica “linchamento midiático” em indireta para a Lava Jato

2- VÍDEO: Fundador do PSDB agonizou antes de ser resgatado após tortura

3- Para vacinar crianças, Bolsonaro quer autorização dos pais e receita médica

Quando Boric será reconhecido como presidente?

O nome daquele que sucederá ao conservador Sebastián Piñera deve ser conhecido em torno de três horas depois do fechamento das seções eleitorais, que fecharam às 18h locais (também 18h pelo horário de Brasília).

Cerca de 15 milhões de chilenos estavam aptos a ir às urnas para escolher o novo mandatário do país. Mais de 2.500 postos de votação estavam em funcionamento. As eleições foram consideradas as mais polarizadas desde o retorno do país à democracia, em 1988.

Até a eleição, pesquisas de opinião davam vitória a Boric, com uma vantagem entre 5 a 14 pontos. O candidato de esquerda foi o candidato mais votados no exterior, vencendo em países como China e Austrália. Já Kast ficou em primeiro lugar em outros, entre eles no Japão. Na capital do país, Boric venceu em amplos setores da cidade, sendo derrotado por Kast apenas em bairros de classe média alta e alta, como Las Condes.

Confira a publicação de Kast abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link