Brasil convida de forma temporária Paraguai e Uruguai para o G20

Atualizado em 11 de março de 2023 às 14:32
Lula e o presidente do Uruguai, Lacalle Pou
Foto: Ricardo Stuckert

O Ministério das Relações Exteriores informou, na sexta-feira (10), que o Brasil convidou o Paraguai e o Uruguai para integrarem o G20 de forma temporária. O grupo reúne as 20 maiores economias do mundo. O Brasil voltará a presidi-lo a partir de dezembro deste ano, já tendo comandado o G20 em 2008.

A presidência do grupo é rotativa, assim, cada país que faz parte do grupo o comanda por um determinado período. A presidência do Brasil no G20 vai de dezembro deste ano a novembro de 2024.

“No espírito de promover perspectiva mais representativa dos países em desenvolvimento, em particular dos parceiros do Mercosul, em foros internacionais, o Brasil convidou o Paraguai e o Uruguai a participarem do G20 durante a presidência brasileira em 2024”, informou o Itamaraty.

Junto com Brasil e Argentina, o Paraguai e o Uruguai integram o Mercosul. E os dois países comandarão o bloco econômico em 2024, que também tem formato de presidência rotativa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem defendido o que chama de “renovação” do Mercosul e em janeiro deste ano chegou a viajar até Uruguai para evitar que o país fechasse um acordo com a China sem que houvesse uma negociação antes com o bloco.

Desde 1999, o Mercosul também negocia um acordo comercial com a União Europeia. Nesta semana, os “negociadores-chefes” do acordo se reuniram em Buenos Aires, na Argentina, para “intensificar” as negociações a partir de agora, segundo o governo brasileiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link