Brasil tem 4 vezes mais mortes de crianças com menos de 5 anos por covid

Atualizado em 23 de janeiro de 2022 às 15:59
Veja o bebê
Bebê. Foto: Wikimedia Commons

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, crianças de 0 a 4 anos são mais vulneráveis ao novo coronavírus do que o público infantil de 5 a 11, faixa etária que entrou no plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

LEIA MAIS:

1 – Com nova onda de covid, premiê da Nova Zelândia cancela casamento

2 – OMS prevê que pandemia pode acabar após ômicron

3 – Gleisi comenta novo ataque do Estadão a Lula e diz que “democracia faz mal” ao jornal

Crianças morrendo

Brasil registrou 1.544 mortes de crianças de 0 a 11 anos por Covid-19 desde o início da pandemia, lembrando de números oficiais. Do total, 324 delas tinham de 5 a 11. Entre 0 e 4, o número de óbitos alcançou 1.220, o que representa quase quatro vezes mais ocorrências que na faixa acima de 5.

No ano de 2021, segundo o IBGE, havia no país 14,7 milhões de crianças de 0 a 4 anos e 20,5 milhões de 5 a 11 anos. E há um levantamento que dá base a esses dados.

Um levantamento da Vital Strategies, organização global composta por especialistas e pesquisadores com atuação junto a governos, avalia ainda que há subnotificação de dados e projeta a omissão de 2.537 mortes no balanço da Covid.

Isso ocorre porque, como não há um diagnóstico do motivo da morte em alguns casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave), os óbitos entram nas estatísticas como SRAG por causa não especificada.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link