Brasil reduz em 42% desmatamento da Mata Atlântica, diz boletim

Atualizado em 8 de março de 2024 às 13:24
Material lenhoso queimado oriundo de desmatamento ilegal em região de incidência de araucárias (espécie ameaçada). Foto: Claudio Dupas/IBAMA

O Brasil continua reduzindo o desmatamento na Mata Atlântica. Segundo o último boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), houve uma queda de 42% nos meses de setembro e outubro de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, representando uma área verde equivalente a mais de mil campos de futebol que deixou de ser destruída.

O SAD, uma ferramenta de monitoramento do desflorestamento do bioma, desenvolvida por uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o MapBiomas, constatou a diminuição da degradação da floresta em 14 dos 15 estados brasileiros que compõem a Mata Atlântica, conforme delimitação do IBGE.

No levantamento anterior, que abrangeu o período de janeiro a agosto de 2023, a redução do desmatamento foi ainda mais expressiva, atingindo 59% em relação ao mesmo período de 2022. Em todo o Brasil, nos primeiros oito meses de 2023, foram derrubados 9.216 hectares, em comparação com os 22.240 hectares registrados em 2022.

As maiores reduções foram observadas nos estados do Rio Grande do Sul, com 76%, Paraná, com 59%, e São Paulo, com 77%. No entanto, Minas Gerais, apesar de registrar uma queda de 25%, continua sendo o estado com o maior desmatamento no período, segundo a ONG.

Operação Mata Atlântica em Pé, em Minas Gerais, em 2023. Foto: MPPR/Divulgação

“Isso [a queda] não é um padrão em todos os biomas brasileiros. No Cerrado, por exemplo, está em alta, na Caatinga e no Pampa também. Existe uma tendência de redução relevante na Mata Atlântica”, disse Luís Fernando Guedes Pinto, diretor-executivo da SOS Mata Atlântica, em entrevista ao G1.

A Operação Mata Atlântica em Pé, realizada pelo Ministério Público entre 18 e 29 de setembro de 2023, identificou 15.439 hectares com supressão ilegal de vegetação, resultando em multas que totalizam R$ 81.763.889,28. Em São Paulo, foram aplicadas multas em regiões como Peruíbe e o Vale do Paraíba.

“A gente precisa intensificar fiscalização, medidas que restringem o crédito para quem faz desmatamento legal, [ter] processos de licenciamento ambiental muito rigorosos para essas obras de infraestrutura que existem em torno da Mata Atlântica, das cidades da Mata Atlântica”, destacou.

A Mata Atlântica, um dos seis biomas brasileiros, é uma área de grande importância em termos de biodiversidade, ocupando regiões litorâneas que abrigam mais de 50% da população do país. A preservação desse ecossistema é essencial para a manutenção da fauna e flora únicas da região.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link