VÍDEO: Brasileira de 11 anos sofre xenofobia e é agredida em escola de Portugal

Atualizado em 16 de fevereiro de 2022 às 10:35
A imagem da agressão
Menina de 11 anos brasileira é agredida em escola pública de Portugal (Foto: reprodução Twitter)

Um vídeo que circulou as redes sociais no final de semana mostra cenas do momento em que uma menina brasileira de 11 anos foi agredida por uma outra aluna em uma escola pública de Portugal. Sofreu xenofobia.

Esse caso aconteceu Ruy D’Andrade, na cidade de Entroncamento, no distrito de Santarém, no dia 4 de fevereiro, mas só repercutiu neste final de semana nas redes sociais e mídias brasileiras.

Brasileira, identificada como Maria, levou socos na cabeça e chutes pelo corpo. Segundo informações da coluna de Portugal Giro do jornal O Globo, a menina e a mãe, Silverlene Melo, viviam em São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Elas se mudaram para Portugal, em 2018, na esperança de terem mais segurança e uma educação melhor. Confira acima o material.

LEIA MAIS:

1 – Brasileiros se filiam a partido de extrema-direita em Portugal e sofrem xenofobia
2 – DCM Ao Meio-Dia: As lições para o Brasil da vitória dos socialistas em Portugal
3 – O colapso da esquerda à esquerda em Portugal. Por Boaventura de Sousa Santos

O que diz a mãe?

A mãe contou que a filha já havia sido perseguida por outras crianças desde quando entrou na escola. Ela disse que a menina já ouviu outras crianças a chamando de feia e algumas, ainda, falaram para ela “voltar para sua terra”.

Cansada desse tipo de tratamento, depois da agressão, a mãe decidiu fazer  uma notícia-crime em uma delegacia local.

“Maria tinha um livro de uma série popular, ‘Death note’. E as crianças disseram que, por isso, Maria teria o poder de matar todo mundo. A partir daí, minha filha começou a falar com ela mesma que queria morrer e a turma passou a rejeitá-la”, relatou ela, ao jornal.

Mãe também contou que esses episódios de violência não são tão incomuns na escola e que, depois do que aconteceu com a filha dela, a menina começou a ficar com medo de ir às aulas.

Percebendo o comportamento incomum da filha, Silverlene decidiu levá-la para algumas consultas com a psicóloga brasileira Cíntia Oliveira, que a diagnosticou com tendência à depressão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link