Quem são as brasileiras que protestam contra Bolsonaro na Austrália

Atualizado em 23 de outubro de 2021 às 7:24
Brasileiras protestam contra Bolsonaro em jogo da seleção na Austrália
Brasileiras protestam contra Jair Bolsonaro em jogo da seleção. Foto: Arquivo pessoal

Brasileiras se manifestaram contra o presidente Jair Bolsonaro no jogo do Brasil contra Austrália, em Sidney. O jogo ocorreu neste sábado (23), mas o que chamou a atenção foram mulheres gritando “Fora, Bolsonaro” no estádio. O DCM conversou com Gabriela Ortega, uma das organizadoras do protesto. Ela vive na cidade onde ocorreu o confronto.

A maioria do povo brasileiro está revoltado com o descaso do atual governo. Mas não é só a população que vive no Brasil que tem se incomodado com isso. Por conta disso, um grupo de mulheres se reuniu para se manifestar contra a gestão bolsonarista.

“Foi uma ideia COLETIVA de várias mulheres, importante frisar isso. Antes do lockdown várias mulheres estavam se organizando pra fazer uma manifestação aqui. Porém, a variante Delta entrou na Austrália e logo já entramos em lockdown por 4 meses”, explica.

A partida entre Brasil e Austrália foi um dos primeiros eventos com uma quantidade grande de pessoas. E Gabriela, junto com outras mulheres, entendeu que era uma boa oportunidade para se manifestar.

“O lockdown acabou faz 2 semanas e esse jogo está sendo um dos primeiros momentos a envolver bastante gente, e sobretudo muitos brasileiros, o que ficou mais prático para as pessoas se organizarem”, relata.

Manifestações são mais complicadas de serem feitas no país da Oceania. Por isso foi escolhido o jogo da seleção feminina. “A Austrália tem regras mais estritas que o Brasil com protestos, então o intuito seria fazer algo que mostrasse o repúdio das brasileiras que estão aqui com o governo brasileiro”, conclui.

Leia mais:

1 – YouTube derruba canal que retransmitia conteúdo de Allan dos Santos

2 – Não é notícia velha: gás, gasolina e diesel vão aumentar de novo

3 – Após discurso de Guedes, Lira pede união entre Poderes e se diz comprometido com “solidez fiscal do país”

Protesto contra Bolsonaro no jogo do Brasil

O Brasil enfrentou a seleção australiana no início da manhã deste sábado e a partida ficou marcada por uma manifestação contra o Bolsonaro. As mulheres brasileiras que moram no país da Oceania gritaram várias vezes “Fora, Bolsonaro”.

Atualmente, o Brasil tem 19 milhões de pessoas na extrema pobreza, segundo a Rede Penssan. Já o IBGE revelou que há 14 milhões de pessoas desempregadas. Não por acaso, Paulo Guedes se encontra na corda bamba, apesar do presidente ter feito coletiva para tentar afastar a crise entre os dois.

Essas informações chegaram para as australianas, que decidiram se manifestar no jogo da seleção brasileira feminina. Por ser um jogo televisionado no Brasil, as manifestantes entenderam que causaria a repercussão necessária para que seus protestos fossem ouvidos.

Veja imagem do protesto dentro do estádio:

“Bolsonaro é genocida”, diz cartaz em protesto contra Bolsonaro em jogo da seleção brasileira. Foto: Arquivo pessoal