Brasileiro de 5 anos que mapeia asteroides em projeto da Nasa

Criança brasileira pioneira na Nasa

Atualizado em 13 de fevereiro de 2022 às 17:58
A imagem do menino na Nasa
Miro posa com as medalhas ganhadas pela descoberta de 15 asteroides no projeto Caça Asteroides 2021 do MCTI promovido em parceria com o IASC e a NASA — Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Um paulistano de 5 anos que descobriu 15 asteroides em um projeto da Nasa, a agência espacial americana, mostrou seu entendimento sobre astronomia aos dois anos durante uma visita ao Museu Catavento, na região central da capital paulista, diz reportagem de Bárbara Muniz Vieira no G1.

Miro Latansio Tsai é a pessoa mais jovem do mundo a realizar a descoberta de asteroides em um projeto em parceria com a Nasa.

A iniciativa tem por objetivo mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra.

LEIA MAIS:

1 – Menino brasileiro de 8 anos que criou game premiado pede que o português se torne língua oficial da ONU
2 – Estudante de Física do Ceará descobre 46 asteroides em projeto com a Nasa
3 – Dinossauros podem ter sido mortos por um cometa, revela estudo de Harvard

Criança pioneira na Nasa

Desde bem pequeno, Miro Latansio Tsai preferia os museus aos parquinhos. Ao chegar ao Museu Catavento, ele foi citando os nomes de todos os planetas do Sistema Solar, de acordo com a mãe, a advogada Carla Latansio, de 40 anos.

“Apesar de ser um bebê de 2 anos, ele ficou alucinado! O passeio preferido dele sempre foi ir a museu. Ele não queria ir para o parquinho, sempre queria ir ao museu (risos). Miro não tinha livro de astronomia nessa época ainda e chegou lá mostrando todos os planetas por nome. Eu acho que ele viu na TV, porque ele vê muitos documentários”, conta a mãe ao G1, portal da Globo.

Mas esse não foi o primeiro feito de Miro, que aos 5 anos é fluente em inglês e está aprendendo mandarim com o pai, o administrador chinês Jack Tsai, de 45 anos.

Carla também conta que Miro começou a ler durante a pandemia, aos 3 anos. Com um ano e meio falava frases completas, como “Eu quero ir embora”, e deu os primeiros passos aos 9 meses, de acordo com a mãe.

“Ele não é desenvolvido só na parte da fala, mas em toda a parte cognitiva. Ele tem um raciocínio muito avançado para a idade. Miro sempre teve interesse muito grande por ciência e tecnologia, sempre foi curioso e queria entender como as coisas aconteciam”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link