Para 75% dos brasileiros, Bolsonaro é o culpado pela inflação, diz pesquisa

Atualizado em 28 de março de 2022 às 10:15
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro.
Foto: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL

A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (28), indica que 75% dos brasileiros culpam o governo Bolsonaro pela alta da inflação. Destes, 39% creem que o presidente tem “um pouco de responsabilidade”, e 36% avaliam que ele possui “muita responsabilidade”. 21% afirmam que ele não tem responsabilidade, e 3% não sabem.

O levantamento foi realizado na terça (22) e na quarta-feira (23). Foram entrevistados 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A última pesquisa Datafolha apontava os mesmos 75% culpando Bolsonaro pelo aumento da inflação. No entanto, o número de entrevistados que responderam que o governo tinha muita responsabilidade era maior: 41%. Para 34%, ele tinha um pouco de responsabilidade.

LEIA MAIS:

1 – Eleições 2022: Bolsonaro diminui distância, mas Lula vence com folga no 2º turno

2 – Bolsonaro diz que crise pode causar “guerra da segurança alimentar”

3 – VÍDEO: Bolsonaro inventa desculpa para explicar preço da gasolina a apoiadores

A alta da inflação

Inflação
Inflação

O Banco Central elevou, na semana passada, a estimativa de inflação para este ano de 4,7% para 7,1%. O número é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o órgão, a meta de inflação deve ser superada pelo segundo ano seguido em 2022. O banco calcula que a probabilidade de “estouro” da meta é de 88% a 97%.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para este ano é de 3,5%. Será considerada cumprida se oscilar entre 2% e 5%.

Diretor da Applebee’s diz que inflação é ‘oportunidade’ para cortar salários

De acordo com a mídia internacional, um executivo da rede de restaurantes multinacional Applebee’s comemorou a alta do gás e da inflação, porque isso corrói o poder de compra e pressiona os trabalhadores a aceitar salários menores.

Essa informação consta em um email vazado atribuído a ele e republicado em jornais na Europa e nos EUA. Na mensagem interna, de 9 de março de 2022 e divulgada inicialmente na rede social Reddit, Wayne Pankratz, diretor-executivo de franquias da Applebee’s, afirma que a disparada da inflação nos EUA significa que as pessoas terão de trabalhar mais para conseguir manter o padrão de vida.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link