França: Candidato à presidência de extrema-direita é condenado por incitação ao ódio

Éric Zemmour foi condenado após chamar migrantes menores de "ladrões" e "assassinos"

Atualizado em 17 de janeiro de 2022 às 14:21
Éric Zemmour, da extrema-direita, foi condenado por incitação ao ódio após chamar miigrantes menores de "ladrões" e "assassinos"
Éric Zemmour foi condenado por incitação ao ódio após chamar migrantes menores de “ladrões” e “assassinos” – Foto: AFP – BERTRAND GUAY

Eric Zemmour, candidato da extrema-direita às eleições presidenciais de Abril em França, foi nesta segunda-feira (17) condenado pelo Tribunal Correccional de Paris a pagar uma multa de 10 mil euros porpor incitar o ódio contra menores migrantes desacompanhados.

Ausente do julgamento, como em novembro, o candidato foi julgado criminalmente por ter qualificado menores migrantes desacompanhados de “ladrões”, “assassinos” e “estupradores” na televisão. Com informações do RFI.

As falas foram consideradas pela Justiça francesa como incitação ao ódio contra esta  população, crime punido com uma multa de R$ 63 mil. Zemmour denunciou uma “condenação ideológica e estúpida” e seu advogado, Olivier Pardo, informou que seu cliente vai recorrer da decisão.

Leia também:

1; Para agradar Bolsonaro, Lira ataca governadores: “Não sabem onde gastar”

2; Fórum Social Justiça e Democracia e Fórum das Resistências 2022 são adiados

3; Saiba por que a “contrarreforma” trabalhista na Espanha inspira Lula e tem a ver com o Brasil

Não é a primeira vez que candidatato da extrema-direita é processado por incitação ao ódio

Processado em várias ocasiões por calúnia racial, incitação ao ódio ou negação de crimes contra a humanidade, Éric Zemmour foi julgado desta vez por declarações feitas em 29 de setembro de 2020, durante um debate em um programa de televisão após um atentado ocorrido em frente à antiga redação da revista satírica Charlie Hebdo, em Paris.

Na próxima quinta-feira (20), ele será julgado por declarações feitas em outro programa da Cnews. Em outubro de 2019, o agora candidato afirmou na televisão que o Marechal Pétain, chefe de Estado francês que colaborou com a Alemanha nazista, “salvou” judeus franceses.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.