Caso Choquei: após morte de jovem por fake news, Silvio Almeida defende regulação das redes

Atualizado em 23 de dezembro de 2023 às 16:15
Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Foto: Sérgio Lima/Poder360

Ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida usou as redes sociais neste sábado (23) para se pronunciar após a morte de Jéssica Canedo, de 22 anos. A família da estudante diz que ela tirou a própria vida após ter sido alvo de prints falsos em que supostamente seria o novo affair de Whindersson Nunes. As imagens foram replicadas por duas páginas de fofoca: a Choquei e Garoto do Blog.

“Em menos de um mês este é o segundo caso de suicídio de pessoa jovem – e que guarda relação com a propagação de mentiras e de ódio em redes sociais – de que tenho notícia. Tragédias como esta envolve questões de saúde mental, sem dúvida, mas também, e talvez em maior proporção, questões de natureza política”, começou.

Silvio também criticou a falta de responsabilidade nas páginas por postarem algo sem comprovação, como foi no caso de Jéssica: “A irresponsabilidade das empresas que regem as redes sociais diante de conteúdos que outros irresponsáveis e mesmo criminosos (alguns envolvidos na politica institucional) nela propagam tem destruído famílias e impossibilitado uma vida social minimamente saudável”.

Por fim, ele defendeu a regulação das redes sociais para evitar que novas vítimas surjam: “Por isso, volto ao ponto: a regulação das redes sociais torna-se um imperativo civilizatório, sem o qual não há falar-se em democracia ou mesmo em dignidade. O resto é aposta no caos, na morte e na monetização do sofrimento”.

Whindersson Nunes fala de Jéssica

Whindersson Nunes se pronunciou neste sábado (23) após a morte da estudante mineira Jéssica Canedo nesta sexta-feira (22).  “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, lamentou o humorista, por meio de sua assessoria em nota. Segundo a família de Jéssica, ela “não resistiu à depressão e a tanto ódio”.

No início desta semana, perfis nas redes sociais divulgaram prints falsos de uma conversa entre Jéssica, de 22 anos, e o humorista, notícias que foram desmentidas por ambos. Whindersson afirmou que não conhecia Jéssica.

Confira o comunicado na íntegra:

A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news. Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jessica.

Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta: ‘Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho’.

A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais. Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV – Centro de Valorização da Vida. 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link