Censura ao filme de Danilo Gentili: “O correto é anular o ato”, diz jurista ao DCM

Atualizado em 15 de março de 2022 às 13:01
Cartaz de divulgação do filme de Danilo Gentili: "Como se tornar o pior aluno da escola".
Filme de Danilo Gentili. Foto: Divulgação

O jurista Pedro Serrano, integrante do coletivo Prerrogativas, falou ao DCM, nesta terça-feira (15), que não concorda com a proibição do filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, de Danilo Gentili, imposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele classificou a medida como “censura”. A pasta do governo Bolsonaro determinou que as plataformas que possuem os direitos de distribuição do filme suspendam sua exibição imediatamente, alegando a necessidade de “proteção à criança e ao adolescente consumerista”. A obra tem sido criticada por internautas por supostamente incentivar a pedofilia, por conta de uma cena em que um personagem adulto sugere que dois pré-adolescentes podem o masturbar.

Segundo Pedro Serrano, no entanto, a proibição não está de acordo com a Constituição Federal: “Essa é uma forma de censurar a obra artística, o que é inconstitucional, a meu ver. Além disso, (a proibição) é infundamentada porque não houve, no filme, nenhum estímulo à pedofilia ou à prática pedófila. Nada. É absolutamente inconsistente essa argumentação e essa imputação”, afirma.

Ainda de acordo com o jurista do Prerrogativas, o roteirista e ator do filme, Danilo Gentili, “tem direito de expor e exibir livremente o filme”. Questionado sobre a possibilidade do STF (Supremo Tribunal Federal) punir o Ministério pela suposta prática de censura, ele explica. “O correto é anular o ato. Essa proibição (deve) ser invalidada pelo judiciário, a partir de uma provocação dos produtores do filme”.

Assista abaixo ao trecho do filme que motiva a acusação de pedofilia:

Leia mais:

1. Ministério da Justiça manda plataformas deixarem de exibir filme de Gentili

2. Advogado de Flávio Bolsonaro ganha cargo no Ministério da Justiça

3. Ministério da Justiça vive clima ruim por causa de extradição de Allan dos Santos

Danilo Gentili não gostou da censura

De acordo com o site Metrópoles, o Ministério da Justiça e Segurança Pública impôs uma multa ao filme de R$ 50 mil por dia, em caso de descumprimento da decisão de proibição, tomada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O titular da pasta é o ministro Anderson Torres, que criticou Danilo Gentili nas redes sociais e afirmou que o filme tem “detalhes asquerosos”. Já o comediante, afirmou que a intenção do governo Bolsonaro é desviar o foco para o aumento dos combustíveis.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link