Cerimônia de posse de Dino no STF ocorre nesta quinta com lista de 800 convidados

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024 às 6:32
Flávio Dino. – Reprodução

Flávio Dino, novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), tomará posse em uma cerimônia marcada para esta quinta-feira (22), presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Estima-se que a cerimônia, que terá início às 16h, dure aproximadamente meia hora. A lista de convidados, elaborada por Dino, inclui cerca de 800 pessoas, com destaque para autoridades dos Três Poderes, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Além disso, foram convidados presidentes da Câmara e do Senado, deputados, senadores, membros da OAB, da AGU e da PGR. A preparação para o evento já está em curso, com a montagem da estrutura do corredor em frente ao STF e os últimos ajustes sendo realizados para receber os participantes.

Roteiro da cerimônia

O roteiro da posse prevê a abertura da sessão por Luís Roberto Barroso, seguida pela condução de Dino ao plenário pelos ministros mais antigo e mais novo presentes. Após o juramento de cumprir a Constituição, o termo de posse será assinado e o novo ministro declarado empossado pela presidente do tribunal.

À noite, Dino participará de uma missa na Catedral de Brasília, com a presença de 500 convidados, dispensando a tradicional festa oferecida pelas associações de juízes. Indicado por Lula no terceiro mandato, ele ocupará a cadeira deixada por Rosa Weber, que se aposentou em outubro de 2023.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Flávio Dino. – Reprodução

Dino foi indicado em novembro do ano anterior, passando por sabatina e aprovação no Senado em dezembro. Esta será a primeira posse sob a presidência de Barroso, que assumiu o cargo em setembro de 2023. Com a possibilidade de permanecer no STF até os 75 anos, Dino tem 55 anos atualmente.

Eleito senador em 2022 pelo PSB do Maranhão, Dino logo precisou deixar o cargo para assumir o Ministério da Justiça no governo Lula. Em seu discurso de despedida no Senado, ele destacou sua atuação futura no STF, prometendo coerência, imparcialidade e respeito à Constituição e à lei. Dino também deixou em aberto a possibilidade de retornar à carreira política após se aposentar do tribunal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link