Destaques

O Chile, outra vez, entre democracia e ditadura. Por Emir Sader

O Chile entre a democracia e a ditadura

O Chile tem uma longa tradição de continuidade institucional. Desde 1820, quando o Estado nacional foi afirmado, ocorreram apenas dois momentos de ruptura institucional, um na década de 1890 e outro na década de 1920, ambos muito breves.

Até o colapso brutal do golpe de 1973, quando Pinochet ordenou o bombardeio de La Moneda e, com ele, o colapso mais dramático da democracia chilena, que durou até 1990. A transição democrática moderada levou até as maiores mobilizações populares em muito tempo, em 2019.

Mobilizações que conquistaram uma Convenção Constituinte, com representação paritária entre homens e mulheres e com representação específica dos mapuches. Convenção que elegeu um líder mapuche para presidi-la.

Paralelamente, ocorreram as eleições presidenciais, que tiveram o surpreendente resultado do primeiro lugar para o candidato da extrema direita, José Antonio Kast, com dois pontos de vantagem sobre o candidato da nova esquerda chilena, Gabriel Boric, da Frente Ampla.

Kast superou o candidato do presidente Virgilio Pinera, apoiado pela tradicional direita chilena, muito desacreditada pelo fracasso de seu governo, mas também por seu envolvimento com os Panama Papers.

Boric, um ex-líder estudantil, participante direto das grandes mobilizações dos últimos anos, que mal completou 35 anos, idade mínima para se candidatar a presidente do Chile. Boric derrotou o candidato do Partido Comunista em preliminares internas à esquerda.

Desde então, as pesquisas têm variado de claras vantagens para  Boric, a uma recuperação de Kast, por um empate técnico favorável a ele, e uma nova pesquisa, uma semana antes do segundo turno das eleições, com uma vantagem para o Boric de 4 pontos.

As oscilações devem ser mantidas até o último momento, principalmente devido à abstenção de 53% do primeiro turno. Esse número foi ainda maior entre os jovens e as camadas mais pobres da população. Em grande medida, a campanha pelo segundo turno tem-se centrado na busca desse enorme contingente, existente devido à decisão há alguns anos da não obrigatoriedade do voto – decisão que deve ser revista pela Convenção Constituinte. Não está claro quantos dos que se abstiveram votarão no segundo turno e em quem votarão.

Kast reivindica abertamente Pinochet – portanto, a ditadura -, Trump e Bolsonaro. Portanto, representa a extrema direita chilena, latino-americana e internacional.

Boric tem um programa democrático, ecológico, feminista, de descentralização política para as regiões. Ele é apoiado por líderes de esquerda latino-americanos, incluindo Lula e Alberto Fernandez.

Um representa claramente as longas tradições democráticas do Chile. O outro representa a velha e a nova direita chilena, com posições de extrema direita.

Leia mais:

1 – Exclusivo: Imagens da audiência de Assange que desencadeou seu derrame

2 – Bolsonaristas expõem imagens e VÍDEO de Barroso sem máscara em show do Bell Marques

3 – Casal é expulso de voo porque não guardou objeto religioso sob o assento

Siga lendo o texto “O Chile, outra vez, entre democracia e ditadura”

Essa é a decisão que o Chile vai tomar no próximo domingo. Dois candidatos e duas correntes radicalmente opostas se enfrentarão.

Se Boric vencer, o Chile se juntará ao grupo de governos progressistas e antineoliberais da América Latina. Se Kast vencer, o Chile viverá isolado em um ambiente latino-americano que vai na direção oposta à extrema direita.

O Chile se encontra, assim, novamente entre a democracia e a ditadura.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

Naian Lopes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Naian Lopes

Recent Posts

DCM Ao Meio-Dia: Michelle e Tarcísio lideram como opções para substituir Bolsonaro em 2026, diz pesquisa Quaest

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

6 minutos ago

Catástrofe no RS: tremores de terra atingem cidades da Serra Gaúcha

Nesta segunda (13), quatro tremores de terra foram registrados em três cidades da região da…

9 minutos ago

Caso Marielle: PF investiga mandantes do assassinato por lavagem de dinheiro

A Polícia Federal solicitará ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização…

28 minutos ago

É estranho ver grandes empresas pedindo dinheiro para as vítimas da tragédia. Por Moisés Mendes

Grandes empresários, que se apresentam como heróis e são aplaudidos pela extrema direita, são na…

2 horas ago

Tarcísio usou ação contra PCC para tentar acelerar privatização da Sabesp; entenda

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria utilizado a Operação Fim da Linha como uma…

2 horas ago

Violência contra pessoas LGBTQIA+ dispara 970% em SP, diz estudo

Um estudo realizado pelo Instituto Pólis revelou um aumento alarmante de 970% nos casos de…

3 horas ago