Setor pode perder quase US$ 2 bilhões por embargo da China à carne bovina

Atualizado em 5 de novembro de 2021 às 23:39
carne bovina china
Carne bovina brasileira não pode entrar na China

Completou nesta semana dois meses de embargo da China à carne bovina do Brasil. Isto ocorreu após a confirmação de dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). A doença é conhecida como “mal da vaca louca”. Sendo assim, houve uma desvalorização de 11,8% no preço da arroba bovina no mês passado. A primeira queda no preço médio no mercado interno em 16 meses. Os números são do IPCA-15, a prévia da inflação oficial.

Com dois meses de embargo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil prevê um prejuízo de US$ 1,8 bilhão. Caso as exportações continuem até o mês que vem. E não há qualquer indício que a China recuará na sua decisão.

O Brasil enfrentou embargo de carne bovina em 2010. Porém. Hong Kong fez grandes exportações na época. Só que desta vez a situação é diferentes. Em outubro, ocorreu uma queda de 49,5% em comparação com setembro. Há mais de 110 mil toneladas de carne pendentes para serem liberadas pelas autoridades chinesas.

Leia mais:

1 – PGR se manifesta a favor da prorrogação de investigação sobre prevaricação de Bolsonaro

2 – Live das 5: A escalada do neonazismo e do neopentecostalismo no Brasil com a pesquisadora Adriana Dias

3 – Exclusivo: Como o Podemos, de Moro, desvia recursos do fundo partidário para a família de Renata Abreu, dona da sigla

Sem carne bovina, China aposta em carne suína

Como a China não tem comprado carne bovina do Brasil, ela tem optado por carnes suínas e frangos. Elas cresceram 30% e 21,5%, respectivamente, no mês passado em comparação com o ano passado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.