China exige justiça para civis mortos por militares dos EUA

Atualizado em 18 de dezembro de 2021 às 10:04

China exige justiça para civis mortos por militares dos EUA

Publicado originalmente no jornal People’s Daily

O porta-voz Wang Wenbin, do Ministério das Relações Exteriores, em uma coletiva de imprensa. Foto: People's Daily
O porta-voz Wang Wenbin, do Ministério das Relações Exteriores, em uma coletiva de imprensa. Foto: People’s Daily

A China condena as bárbaras intervenções militares dos Estados Unidos no Afeganistão, Iraque, Síria e outros países sob a bandeira da “democracia” e “direitos humanos”, e pede à comunidade internacional que investigue os crimes de guerra cometidos pelos militares dos EUA ao matar civis inocentes em todo o mundo, segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

O porta-voz Wang Wenbin fez os comentários em uma coletiva de imprensa diária na terça-feira. Ele foi convidado a comentar os relatos de que militares dos EUA envolvidos em um ataque de drones que matou 10 civis em Cabul, Afeganistão, não serão punidos de forma alguma.

“A atrocidade de matar civis pelas forças dos EUA no Afeganistão é inaceitável. É ainda mais intolerável que os Estados Unidos absolvam os assassinos impunemente por várias razões”, disse Wang.

Leia mais:

1. Centrão dá prazo para Bolsonaro crescer: “Ou fica sozinho”

2. Bolsonaro dá ultimato em Guedes: “Fecha a boca ou sai daqui”

3. Lira defende adoção do semipresidencialismo a partir de 2030

Enquanto os Estados Unidos falavam sobre “democracia” e “direitos humanos” na “Cúpula pela Democracia”, o povo afegão inocente, que morreu sob a mira da arma do exército norte-americano, não foi consultado e suas famílias não tinham onde apresentar queixas, disse o o porta-voz, acrescentando que esta é a cruel realidade que tem sido trazida ao mundo pela “democracia” e “direitos humanos” defendidos pelos Estados Unidos.

“A justiça pode estar atrasada, mas não estará ausente”, disse Wang.

Ele ressaltou que a era em que os Estados Unidos agiram de forma imprudente em todo o mundo sob o pretexto da chamada “democracia” e “direitos humanos” chegou ao fim, e o crime dos militares dos EUA de matar civis inocentes em outros países não ficará impune.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link