China divulga conversa com a Ucrânia em que ajuda nas negociações pela paz

Atualizado em 1 de março de 2022 às 21:35
chanceler da China
China divulgou pela 1° vez conversa com a Ucrânia desde o início da guerra

Nesta terça-feira (1°), o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou por telefone com seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba. O chanceler lamentou o conflito e pediu que a guerra tivesse uma resolução através de negociação. A imprensa estatal chinesa reforçou que Pequim quer manter equilíbrio diplomático.

É a primeira vez que é divulgada uma ligação entre representantes dos dois países ao longo dos seis dias de guerra em solo ucraniano. Antes tratada como aliada da Rússia, a China deixou claro hoje que seu principal objetivo é que as duas nações do leste-europeu encontrem um caminho de paz.

O canal estatal CCTV comunicou que Wang Yi afirmou para Kuleba que Pequim “lamenta profundamente este conflito que eclodiu entre Ucrânia e Rússia”. Também aproveitou a conversa para dizer que “presta extrema atenção à dor sofrida pelos civis”.

O chanceler chinês solicitou que os líderes dos dois países negociem para encontrar “uma forma de resolver o problema”. O país asiático reafirmou que fará qualquer esforço para que o conflito acabe pela diplomacia.

LEIA MAIS:

1 – Putin apoiou grupos e sites de extrema direita, diz historiador
2 – VÍDEO: Bolsonaro é tratado pela imprensa russa como aliado de Putin
3 – Live das 5: A influência do guru de Putin nos rumos da guerra da Ucrânia

China já havia se manifestado sobre o tema

O representante permanente chinês na ONU, Zhang Jun, falou sobre como ele acredita que as tensões entre as duas ex-repúblicas soviéticas podem ser aliviadas.

“O mais importante agora é retornar ao caminho das negociações diplomáticas e [criar] um acordo político o mais rápido possível para ajudar a diminuir a situação”.

De acordo com o diplomata, o país asiático “apoia o diálogo direto e a negociação entre a Rússia e a Ucrânia”, que ele insiste ser a forma definitiva de resolver o conflito.

Zhang também disse que a comunidade internacional deve “priorizar a paz regional, a estabilidade e a segurança universal para todos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link