China sugere como Rússia e Ucrânia podem chegar à paz

O representante permanente da China na ONU, Zhang Jun, falou sobre como ele acredita que as tensões podem acabar

Atualizado em 1 de março de 2022 às 18:32
Zhang Jun
Zhang Jun
KENA BETANCUR / AFP – 28.02.22

A China mudou de postura diante da Guerra da Ucrânia. As principais autoridades de Moscou e Kiev devem se sentar à mesa de negociações para estabelecer um caminho para diminuir a agressão, segundo o site da emissora Russia Today.

Essa afirmação é de um dos principais diplomatas de Pequim, enquanto as forças armadas da Rússia continuam a atacar a Ucrânia.

O representante permanente da China na ONU, Zhang Jun, falou sobre como ele acredita que as tensões entre as duas ex-repúblicas soviéticas podem ser aliviadas.

“O mais importante agora é retornar ao caminho das negociações diplomáticas e [criar] um acordo político o mais rápido possível para ajudar a diminuir a situação”.

De acordo com o diplomata, “a China apoia o diálogo direto e a negociação entre a Rússia e a Ucrânia”, que ele insiste ser a forma definitiva de resolver o conflito.

Zhang também disse que a comunidade internacional deve “priorizar a paz regional, a estabilidade e a segurança universal para todos”.

LEIA MAIS:

1 – Putin apoiou grupos e sites de extrema direita, diz historiador
2 – VÍDEO: Bolsonaro é tratado pela imprensa russa como aliado de Putin
3 – Live das 5: A influência do guru de Putin nos rumos da guerra da Ucrânia

Putin ainda ataca

Suas declarações vêm depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou uma ação militar contra a Ucrânia na quinta-feira passada.

Isso ocorreu apenas algumas horas depois que os líderes das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, recentemente reconhecidas, apelaram ao Kremlin por assistência em relação ao que eles acreditavam ser um aumento na “agressão” de Kiev.

Putin insistiu que a ofensiva visa “desmilitarizar” o país e “desnazificar”. Logo após o discurso televisionado do presidente russo, uma série de explosões atingiu instalações militares estratégicas e aeródromos na Ucrânia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link