China vai bancar Usina Nuclear, linhas de transmissão, gasodutos, barragens e ferrovias na Argentina

Atualizado em 7 de fevereiro de 2022 às 8:15
A imagem de Alberto Fernández
Alberto Fernández. Foto: Wikimedia Commons

Presidente argentino Alberto Fernández se encontrou com seu colega chinês Xi Jinping na cidade de Pequim e, depois do encontro, deixou a China para ir a Barbados, última parada de sua primeira turnê internacional do ano, diz Melisa Molina no Página 12.

LEIA MAIS:

1 – Superlive de domingo: EUA dizem que Rússia vai invadir a Ucrânia; Elias Jabbour e o socialismo do séc. XXI na China 
2 – Em declaração conjunta, Rússia e China rebatem EUA e anunciam chegada do mundo multipolar
3 – Estados Unidos ameaçam a China caso ela ajude a Rússia a superar sanções

China e Argentina juntos

Nesse encontro bilateral – que inicialmente ia durar 20 minutos e acabou durando uma hora – o presidente fechou um importante acordo de investimento e cooperação econômica, tornando-se também o primeiro dos três maiores países da região a aderir à Rota da Seda.

México e Brasil ainda não fizeram acordos desse tipo. A iniciativa argentina permitirá ao país ter financiamento de mais de 23 bilhões de dólares para diversos projetos.

Acordos fechados na China estão relacionados ao desenvolvimento verde, economia digital, desenvolvimento espacial, tecnologia e inovação, educação e cooperação universitária, agricultura, ciências da terra, mídia pública e energia nuclear.

Na China, Fernández também conseguiu que Xi Jinping sinalize que estão dispostos a estudar projetos para canalizar os Direitos Especiais de Saque do FMI e ampliar seu uso. Eles também expressaram a necessidade de a agência realizar uma revisão de sua política de sobretaxas.

O presidente frisou que “a decisão da China de incentivar um maior uso de moedas nacionais no comércio e investimento e apoiar a demanda da Argentina por uma revisão da política de sobretaxas do FMI são avanços cruciais”.

Ministro das Relações Exteriores, Santiago Cafiero, por sua vez, referiu-se à incorporação do país à Rota da Seda e disse que se trata de “uma decisão estratégica” e a qualificou como “um novo marco na relação bilateral” com a China.

O financiamento obtido será desembolsado em duas parcelas: uma, já aprovada, de 14 bilhões de dólares, inclui dez projetos de infraestrutura, incluindo uma quarta Usina Nuclear, linhas de transmissão, gasodutos, barragens e ferrovias, entre outros.

E um segundo pacote de 9.700 milhões de dólares. Nessa reunião, os líderes destacaram a renovação do Acordo SWAP em 2020 e concordaram que continuarão a fortalecer sua cooperação, a fim de incentivar um maior uso das moedas nacionais no comércio e no investimento, diz o Página12.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link