VÍDEO – Chomsky sobre reação da Rússia à Otan: “Até Ghandi saberia da importância da Ucrânia”

O filósofo defende que "qualquer líder russo" teria a Ucrânia como centro das preocupações

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 18:34
Chomsky sobre reação da Rússia à Otan
Foto: DCM TV

Em vídeo compartilhado pelo DCM TV, o filósofo e linguista americano Noam Chomsky mostra uma visão sobre os acontecimentos na Ucrânia em relação coma Rússia e o avanço da OTAN. Ele defende que “qualquer líder russo” teria a Ucrânia como centro das preocupações.

“Precisamos nos perguntar por que motivo a OTAN continuar existindo depois de 1990. Durante a guerra fria nos disseram que existia para nos proteger de tropas soviéticas. A missão da OTAN mudou. A missão não é mais proteger a Europa dos soviéticos, é controlar energia no mundo. Eles controlam rotas marítimas e dutos de óleo e gás. São uma força interventora dos Estados Unidos”, disse.

“Todos aqui somos intelectuais bem educados e devemos nos perguntar que finalidade tinha toda aquela propaganda de guerra fria, se único propósito era proteção contra união soviética? Por que a OTAN expande na direção da fronteira russa?”, questionou.

Leia também:

1- Final da Champions League não vai mais acontecer na Rússia

2- Kissinger: “Para a Rússia, a Ucrânia nunca pode ser apenas um país estrangeiro”

3- Bolsonaro discursa em SP e evita falar sobre invasão da Ucrânia pela Rússia

Até Ghandi se preocuparia com Ucrânia, diz Chomsky

“Agora considere a questão da Ucrânia: Qualquer líder russo, mesmo que fosse Mahatma Gandhi, teria a Ucrânia como centro das preocupações. A entrada da Ucrânia para a OTAN é uma ameaça séria para segurança russa. É uma história complexa que remete aos tempos Império Russo. Há vários argumentos contra interferência russa no leste da Ucrânia, principalmente depois do golpe. É complicado. E Ocidente também não deixou de interferir lá”, finalizou.

Confira abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link