Chuvas e tornado deixam 6 mortos e mais de 23 mil desabrigados em diversos estados

Atualizado em 21 de novembro de 2023 às 6:36
Diversas regiões do Brasil enfrentam fortes temporais desde as últimas duas semanas. (Foto: Reprodução)

O impacto das fortes chuvas dos últimos dias resultou em mortes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Confirmou-se que um tornado atingiu o Sul catarinense, deixando milhares de desabrigados, destruição de pontes, rodovias e pontos de alagamento em ambos os estados.

Os eventos climáticos também afetaram outras regiões do país, causando uma morte por raio no Rio de Janeiro e duas mortes em Minas Gerais devido aos temporais. Ao todo, foram 6 mortes confirmadas e mais de 23 mil desabrigados.

Situação nos Estados afetados pelos temporais

Santa Catarina: 71 cidades decretaram emergência devido aos estragos causados pelas chuvas. Mais de 5,8 mil pessoas estão desabrigadas. O Vale do Itajaí, Oeste e Serra catarinense foram as regiões mais prejudicadas. A Defesa Civil confirmou o quinto tornado no mês.

Rio Grande do Sul: 158 cidades registraram danos causados pela chuva. Mais de 13 mil pessoas estão desalojadas e mais de 3,7 mil desabrigadas. Três mortes foram confirmadas, e o número de feridos chega a 63.

Eldorado do Sul registra transtornos por causa da enchente. (Foto: Eduardo Paganella/RBS TV)

Mato Grosso do Sul e Mato Grosso: As chuvas dos últimos dias interromperam os incêndios no Pantanal, zerando os focos de fogo. Bombeiros continuam em atuação para trabalhos de rescaldo.

Rio de Janeiro: Um turista divulgou um vídeo mostrando o raio que atingiu um guia na Pedra da Gávea, resultando em sua morte. Em Angra dos Reis, rajadas de vento causaram danos a casas e feriram uma pessoa.

Minas Gerais: Quase 500 pessoas estão desalojadas e 18 desabrigadas. Sete cidades estão em situação de anormalidade. Duas mortes foram registradas devido à chuva no Sul de Minas Gerais.

São Paulo: Cidades da Grande São Paulo registraram falta de água devido a quedas de energia. Chuvas e ventos fortes causaram danos em Ourinhos e Botucatu, com quedas de árvores e destelhamentos.

Tocantins: Chuva de granizo destruiu plantações em Porto Nacional. Enfermarias da UPA de Palmas foram afetadas pela chuva, que alagou a ala feminina.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link