Pesquisadores apresentam hipótese para explicar baixa letalidade da ômicron

Atualizado em 24 de janeiro de 2022 às 19:42
foto de cientistas em laboratório. Há microscópios e eles usam roupas de proteção.
Ômicron teria menos resistência em mecanismo de defesa do corpo. Foto: Reprodução

Um grupo de cientistas da Alemanha e do reino Unido desenvolveram uma hipótese para tentar explicar por que, de forma geral, a Ômicron causa doença menos grave. A descoberta foi feita através de uma carta à revista Cell Research, mas o estudo ainda não passou pelo processo de revisão por pares.

De acordo com os cientistas, a variante Ômicron tem menor eficácia do que a Delta em bloquear um mecanismo de defesa celular contra o vírus, que é chamada de resposta interferon.

“Juntos, estes dados mostram que os vírus Ômicron são menos eficazes que os vírus Delta em antagonizar a resposta interferon em células humanas, o que pode contribuir para a menor patogenicidade da variante Ômicron observada em pacientes”, afirmam os pesquisadores.

Leia mais:

1 – Igreja de Edir Macedo quer convencer fiéis de que não é possível ser cristão e de esquerda

2 – VÍDEO: Vereador que apoiou Bolsonaro é preso por frases racistas em piscina de condomínio

3 – PTB não lançará mais Weintraub ao governo de São Paulo; saiba o motivo

Casos da ômicron continuam a crescer no país

A OMS vem nos últimos dias afirmando que a Ômicron pode representar o fim da pandemia. Apesar de gerar uma explosão de casos, o pico da variante pode acabar em algumas semanas. Dados de países da África que já passaram pela onda registram uma queda no número de hospitalizações e mortes.

Ontem, o Brasil atingiu mais um recorde de casos, com 135.080 diagnosticados, além de 296 mortes. A média móvel de casos está atualmente em 149.085 casos, o que contabiliza mais de R$ 24 milhões desde o início da pandemia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link