Destaques

Citado por Heinze na CPI, estudo de Nobel não prova eficácia de ivermectina contra covid-19

Luis Carlos Heinze. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), o “Rancho Queimado” da CPI da Covid, voltou a mentir em sessão com o professor Pedro Hallal. Citou Satoshi Omura nesta quinta (24) para defender “tratamento precoce”, além de Didier Raoult.

LEIA – “Cuidado com o Heinze que ele apaixona fácil”, diz Natália Pasternak a Pedro Hallal

Uma checagem do Projeto Comprova publicada em 19 de maio de 2021 mostra a mentira que envolve a defesa desse estudo de Omura.

LEIA MAIS – Citada por bolsonaristas na CPI, Rancho Queimado é um fracasso total no combate à covid-19

Seguem alguns trechos:

“São enganosas as afirmações feitas pelo deputado federal Bibo Nunes (PSL) em defesa do uso da ivermectina contra a COVID-19 em uma live realizada no seu perfil no Facebook em 26 de abril. Ele apresenta o estudo ‘Global trends in clinical studies of ivermectin in COVID-19’ (Tendências globais em estudos clínicos de ivermectina para COVID-19, em tradução livre), que tem entre os autores Satoshi Omura, vencedor do Prêmio Nobel de medicina em 2015 pela pesquisa que levou ao descobrimento do remédio.

O estudo tem falhas, como usar dados postados na plataforma ivmmeta.com, um site informal sem nenhum valor de publicação científica, como mostra essa checagem feita pelo Estadão Verifica. Além disso, os próprios autores afirmam que, embora os ensaios clínicos venham mostrando dados positivos, ainda não há estudos que expliquem esses resultados. Por isso mesmo, pedem uma cooperação internacional para acelerar as pesquisas sobre o uso da ivermectina em pacientes com COVID-19.
Ao contrário do que afirma o deputado, não é verdade que ‘a ivermectina não tem efeito colateral; só faz bem’. Segundo a bula do medicamento produzido pela Vitamedic, sua ingestão pode causar ‘reações adversas leve e transitória’, que são ‘diarreia, náusea, falta de disposição, dor abdominal, falta de apetite, constipação e vômitos’. Ainda de acordo com a bula, ‘também podem ocorrer: tontura, sonolência, vertigem, tremor, coceira, lesão de pele até urticária, inchaço na face e periférico, diminuição da pressão arterial ao levantar-se e aumento da frequência cárdica’. Ainda há registros de hepatite medicamentosa por uso do chamado ‘kit COVID’, que inclui a ivermectina.
A própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou em comunicado que as ‘indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula’ – ou seja, não incluem o combate ao coronavírus. E, em 16 de maio de 2021, a Folha divulgou informações sobre o documento ‘Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com COVID-19’, que foi elaborado pelo Ministério da Saúde após revisão de estudos com especialistas e que não recomenda o uso de ivermectina, cloroquina e azitromicina, entre outros medicamentos para tratamento de pacientes hospitalizados com COVID-19″.
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

43 segundos ago

Limitação de anúncios no Google pode criar monopólio nas redes sociais; entenda

O Google anunciou que, a partir de maio deste ano, proibirá o impulsionamento de propagandas…

15 minutos ago

“Aranhas” e “portas” e papel alumíni: o que as sondas em Marte já revelaram até agora

Marte tem sido um campo fértil para descobertas graças às diversas sondas e rovers que…

29 minutos ago

Instituto pede reforma urgente na Praça dos Três Poderes

Um recente relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) chamou a atenção…

1 hora ago

STF: Zanin e Dino, indicados por Lula, se alinham Gilmar, Moraes e Toffoli

Os mais recentes ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin e Flávio Dino, indicados…

1 hora ago

Como Justiça brasileira lida com as Big Techs mirando as eleições municipais

As gigantes da tecnologia estão no centro das atenções à medida que as eleições municipais…

1 hora ago