Colunista do Globo diz que “Lula é o candidato correto agora”

Atualizado em 28 de agosto de 2022 às 7:12
foto de Lula falando em um palanque no microfone.
Lula em evento de campanha. Foto: Reprodução / Facebook

 

Ascânio Seleme, colunista do Globo, ex-diretor de redação do jornal da família Marinho, disse em sua coluna que “Lula é o candidato correto agora, talvez o único com estatura para vencer Bolsonaro”. É o mesmo jornalista que em  2020 dizia que o ódio ao PT não fazia mais sentido e que o partido deveria ser perdoado.  Leia trechos:

É evidente a crise de lideranças e da qualidade da representação política hoje no Brasil. Não por outra razão, os candidatos que lideram as pesquisas são o veterano-populista Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente-baixo-clero Jair Bolsonaro.(…)

No caso do PT, por exemplo, enquanto estiver vivo, Lula será o candidato do partido a presidente. Em 2014, não foi candidato por impedimento legal, acabava de cumprir dois mandatos. Em 2018, foi candidato mesmo preso e com direitos políticos suspensos, abrindo mão da vaga apenas na última hora. Não dá para negar que Lula é o candidato correto agora, talvez o único com estatura para vencer Bolsonaro. Mas poderia ter sido diferente. Se em 2018 o PT tivesse lançado Fernando Haddad antes ou tivesse apoiado Ciro Gomes, um deles poderia ser hoje presidente no exercício do cargo concorrendo à reeleição.(…)

Hoje, segundo o Datafolha, 32% dos eleitores dizem que vão votar em Jair Bolsonaro. O perfil ultraconservador e de extremista de direita do presidente obviamente atrai muitos eleitores, mas claro que não essa multidão. O presidente que busca novo mandato atentou contra a democracia e os demais Poderes, se insurgiu contra a vacina da Covid, montou um Ministério que contribuiu para o seu próprio fracasso. No Meio Ambiente, Ricardo Salles se alinhou a garimpeiros e madeireiros. Na Educação, os ministros nomeados, todos, afundaram a pasta por interesse político ou pecuniário. Na Saúde, depois do general puxa-saco, houve o que se conhece e que a PF investiga.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link