Com foco em diversidade e inclusão, BNDES fará concurso público para níveis médio e superior em 2024

Atualizado em 17 de julho de 2023 às 11:42
Estudantes em sala de aula. (Foto: Reprodução)

Seleção terá 30% das vagas reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência

A Diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a realização de novo concurso público para selecionar profissionais de nível universitário e médio.

O último processo seletivo de pessoal do Banco foi lançado em 2012 – antes, portanto, da Lei nº 12.990/2014, que trata da reserva de vagas para cotas raciais. Nesse sentido, e para promover maior diversidade no quadro de pessoal da instituição, o novo concurso será inclusivo.

Atualmente, a instituição conta com um percentual aproximado de 14,6% de negros (12,9% de pardos e 1,7% de negros), ao passo em que o percentual aproximado desse grupo na sociedade brasileira é de 56,1% (47% de pardos e 9,1% de negros), conforme dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).

“Estamos fazendo um grande esforço de inclusão social. A alta administração do BNDES nunca teve tantas mulheres e negros. O banco tem realizado diversos debates sobre igualdade de gênero, racial e diversidade. Estamos estudando boas práticas de mercado para promover a equidade. O último concurso do BNDES foi há 12 anos, antes da lei de cotas, temos um passivo histórico acumulado e estamos começando e enfrentá-lo”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Aloizio Mercadante. (Foto: Reprodução)

Em esforço para corrigir essa distorção, em linha com os objetivos institucionais do BNDES de promover o desenvolvimento diverso e inclusivo, o próximo concurso reservará 30% das vagas para candidatos negros, percentual que ultrapassa em 10% o previsto na Lei nº 12.990/2014.

Também haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), já presente nos concursos do Banco há mais de dez anos. Para este grupo, serão reservadas um mínimo de 10% das vagas, 5% a mais do que determina a Lei nº 8.745/1993 que trata da reserva de cotas para PCDs.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link