Com protestos contra Fujimori, Castillo abre 10 pontos no Peru

O professor Pedro Castillo X a direitista Keiko Fujimori

O levantamento do Instituto de Estudos Peruano (IEP) divulgado neste domingo (23) aponta que o professor Pedro Castillo, candidato socialista do Peru Livre, aumentou sua vantagem na disputa contra a filha do ex-ditador Alberto Fujimori, Keiko Fujimori, no segundo turno da eleições peruanas.

Ontem (22), as ruas do país foram tomadas por manifestações contra a candidata de extrema-direita.

 

O segundo turno das eleições irá ocorrer no dia 6 de junho. Veja abaixo detalhes do levantamento: 

O estudo, realizado de 20 a 21 de maio, destaca que a distância entre os candidatos está se ampliando em mais de 10 pontos percentuais: Castillo chega a 44,8%, enquanto Fujimori, a 34,4%.

Esses dados mostram um crescimento de 8,3 pontos nas preferências eleitorais do professor e 4,8 pontos a favor da herdeira de Fujimori, em relação à pesquisa anterior, cujas informações foram coletadas de 13 a 15 de maio.

A pesquisa também identifica uma queda quase metade da população que votaria em branco ou nulo, passando de 23,6% para 12,8% em uma semana. Da mesma forma, o percentual de indecisos ou sem opção cai de 7,8% para 5,1%.

No entanto, 2,9% dos entrevistados por telefone se recusaram a responder a favor de um candidato ou mencionaram que não votariam no dia 6 de junho. Esta posição aumentou 0,4 pontos em relação à semana passada.

A pesquisa tem margens de erro de 2,8 pontos acima e abaixo de cada resultado a nível nacional, e utilizou uma amostra de 1.208 entrevistados distribuídos em 24 departamentos, 144 províncias e 404 distritos, o que permite um nível de representatividade provincial de 94,5%.

LEIA TAMBÉM – O que está por trás dos ataques de Keiko Fujimori a Lula no Peru. Por Murilo Matias

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!