Publicidade

Como consequência da pandemia, aumentou 20% o consumo de empréstimos consignados

A pandemia alterou consideravelmente a forma de vida das pessoas, pegou todo mundo desprevenido e obrigou as pessoas a trocarem as rotinas, assumirem novos hábitos e usar a criatividade para melhorar sua situação. Mas o uso de crédito ainda é uma das principais alternativas para resolver os problemas econômicos.

As medidas de isolamento, tomadas para evitar o contágio do Coronavírus favoreceu a união familiar, segundo o Observatório Febraban (II) sobre as famílias após a pandemia, e a tendência é que as novas rotinas tomadas neste sentido se mantenham, alterando as estruturas familiares. Muitas mudanças vêm para ficar, como a priorização do cuidado da saúde, 67% dos entrevistados indicam que está é uma nova prioridade.

Mas, no que respeita à economia os brasileiros estão esperando o melhor, porém se preparando para o pior, 53% deles acreditam que os gastos familiares permaneceram iguais. Apesar disso o cenário ainda não está estável e somente existem prognósticos que podem ou não acertar.

Um caso de perspectiva positiva é a pesquisa da Boa Vista SCPC sobre procura por dinheiro emprestado, afirma que a busca em instituições financeiras subiu 6,8% em junho, comparado com o mês anterior. Com os resultados desta pesquisa ratifica que os meses de março a maio foram a pior fase para o setor financeiro como consequência da pandemia do Coronavírus e que esperam melhoras para os próximos devido às perspectivas de consumo e do mercado de trabalho.

Quais são os créditos procurados pelos brasileiros?

Atualmente as alternativas de crédito pessoal, sem nenhum tipo de garantia, são muitas. Além das tradicionais instituições (bancos e financeiras) estão as opções de promotoras financeiras que chegam a todas as cidades do país. Mas, os brasileiros também podem tomar empréstimos com pouca burocracia e de forma on-line em diferentes fintechs ou aproveitar as propostas de empréstimos entre pessoas, que eliminam boa parte dos intermediários e por isso podem oferecer baixas taxas de juros e um parcelamento longo.

No entanto, a opção de crédito favorita continua sendo o Crédito Consignado, apesar da situação no primeiro trimestre do ano a demanda por este tipo de crédito aumentou 20% segundo outro estudo da Febraban. Esse aumento em parte é devido às mudanças instituídas pela Medida Provisória 936 que, entre outros itens, permite o reajuste das parcelas para quem teve o salário reduzido. Também para aproveitar o novo prazo de carência (60 dias) e os refinanciamentos para melhorar as condições de pagamento.

Outro fator que poderá aumentar a demanda por esta modalidade de crédito é a possibilidade de quem tiver o salário reduzido ou suspenso, possa solicitar um prazo de 120 dias para retomar o pagamento das parcelas, que serão convertidas em prestações extras, com vencimentos posteriores ao da data atual de quitação do empréstimo e sem encargos nem juros.

Se bem que as atuais condições e as novas propostas são muito atraentes é importante fazer uma adequada avaliação do orçamento, verificar que realmente vale a pena fazer um empréstimo e que poderá arcar com as parcelas no cenário futuro.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

DCM Ao Meio-Dia: Ex-diretor da PRF diz que Bolsonaro também deveria estar preso; Madonna e Samara Felippo

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

15 minutos ago

Empresário admirador de Musk patrocina evento com Moraes em Londres

O empresário Alberto Leite, conhecido por sua admiração por Elon Musk, patrocinou um evento em…

48 minutos ago

Dono de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

2 horas ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

2 horas ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

2 horas ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

4 horas ago