Secretários de saúde dizem que há nova onda de Covid-19 e cobram governo por medidas

Atualizado em 12 de janeiro de 2022 às 21:58
Foto de um centro de testagem
Avanço da Ômicron faz secretários enviarem pedido. Foto: Domingos Peixoto

Os secretários estaduais de saúde enviaram uma carta ao governo solicitando recursos para ampliação de centros de testagem no país. O documento foi encaminhado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Pede ainda que seja reconhecida uma nova onda de Covid-19 e posicionamento sobre grandes eventos, como o carnaval.

A carta pede que os leitos de UTI sejam restabelecidos aos patamares que estavam em 2021. Além disso, os gestos solicitaram que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, inclua a vacinação de crianças e adolescentes no calendário de imunização.

Leia mais:

1 – Guerra entre bolsonaristas: Indecisão pode fazer grupo lançar mais de um nome em SP

2 – Essencial do DCM: Twitter derruba Hang; Lockdown de novo? Dr. Marcos Caseiro responde

3 – Afastamento de médicos por Covid-19 dobra em SP e categoria ameaça greve

Aumento de casos de Covid-19 crescem no país

Segundo o conselho, apenas entre os dias 2 e 9 de janeiro houve um aumento de 300% nos casos da doença. A variante Ômicron já é responsável por mais de 50% dos casos no Brasil e está em transmissão comunitária em todos os estados.

O documento diz que “Com 1/3 da população ainda não vacinada com esquema primário completo, o Brasil está vulnerável a uma grande onda de casos, que também poderá acarretar pressão hospitalar. Se o sistema hospitalar entrar em colapso, tanto na rede privada, quanto na rede pública, óbitos evitáveis poderão ocorrer pela não garantia de acesso à internação”

Os secretários acrescentam ainda que “Diante do exposto, o Conass considera a necessidade de imediatas decisões nacionais, tais como o reconhecimento da nova onda, e o apoio do Ministério da Saúde à estruturação dos Estados e Municípios para fazer face à nova expansão que já está estabelecida”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link