Conheça o representante do Telegram no Brasil

Atualizado em 21 de março de 2022 às 16:10
Advogado Campos Elias Thomaz, o representante do Telegram no Brasil
Alan Campos Elias Thomaz é especialista em proteção de dados e dirige uma associação. Foto: Divulgação/Juventudeprivada.org

Indicado pelo Telegram para ser seu representante legal da empresa no Brasil, o advogado Alan Campos Elias Thomaz, graduou-se em Direito pela Mackenzie em 2011 e é especialista em tecnologia, proteção de dados e segurança digital. Desde 2020, é sócio-fundador de um escritório em São Paulo e, desde 2021, dirige uma associação focada em proteção de dados pessoais. A designação de um representante no Brasil foi uma das exigências do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para reverter o bloqueio app no Brasil.

No domingo (20), após a indicação de Alan, Moraes suspendeu a determinação da última sexta-feira e liberou o uso do Telegram. Ele havia dado prazo até este domingo para indicação de representante oficial no Brasil, envio de informações sobre providências para combate à desinformação e cumprimento integral de decisões que determinaram retirada de conteúdo ou bloqueio de canal.

Leia mais:

1- Como Allan do Santos fez o Telegram ser bloqueado no Brasil

2- Bolsonaro acusa Moraes de “perseguição implacável” no caso Telegram

3- Eleições 2022: Telegram é a rede que os eleitores menos se informam

Advogado do Telegram

Em comunicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Telegram informou que Alan tem experiência na área “em funções semelhantes, além de experiência em direito e tecnologia, e acreditamos que ele seria uma boa opção para essa posição enquanto continuamos construindo e reforçando nossa equipe brasileira”.

Ainda segundo o aplicativo de mensagens, o advogado escolhido tem o perfil esperado para dar celeridade às solicitações da corte, pois “tem acesso direto à nossa alta administração, o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”, informou o Telegram.

Em seu perfil no LinkedIn, Alan diz que tem 12 anos de experiência em advocacia. Suas especialidades estão relacionadas à tecnologia, tendo atuado como professor e coautor de livros e artigos sobre tecnologia, privacidade e proteção de dados.

Em uma palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, realizada em 2020, Alan ressaltou que a legislação tem colocado sanções bastante severas pelo descumprimento da Lei.

“Teremos mais um órgão regulador que vai investigar se as organizações estão cumprindo com o que pede a LGPD para, eventualmente, aplicar penalidades. É mais uma entidade que vai atuar fazendo um enforcement dessa legislação junto a outras entidades relevantes”, destacou

Leia o perfil do advogado na íntegra:

“Com mais de 12 anos de experiência em prática privada e ampla experiência adquirida em um Big Law de 1º nível, Alan possui expertise única em muitas áreas que afetam a indústria de tecnologia, como direito cibernético e direito da internet, privacidade, proteção de dados, segurança cibernética, capital de risco, direito comercial contratos e questões de propriedade intelectual. Alan prestou assistência a clientes de alto perfil dos setores de tecnologia, bancos, saúde e outros setores importantes, em litígios, questões transacionais e regulatórias.

Habilidades principais:

– Expertise em transações e negociações complexas
– Conhecimento profundo de novas tecnologias
– Capacidade de abordar questões jurídicas complexas de forma objetiva
– Orientado à Negócios
– Liderança e gestão de equipes
– Comunicação com pequenos e grandes públicos, principalmente não advogados