Eleições 2022: Telegram é a rede em que os eleitores menos se informam

Atualizado em 21 de março de 2022 às 17:45
Telegram é a rede que os eleitores menos se informam, diz pesquisa
Telegram. Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

O Telegram é o canal digital menos utilizado pelos brasileiros para se informar sobre as eleições 2022. Pesquisa realizada pelo instituto FSB, patrocinada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (21), mapeou as principais redes sociais utilizadas na hora de se informar sobre o pleito eleitoral no país.

A plataforma campeã foi o Youtube, citado por 42% dos entrevistados. Na sequência, aparecem o Facebook (39%), WhatsApp (37%), Instagram (32%), TikTok (14%) e Twitter (13%). Em último está o Telegram, com apenas 7% da preferência dos entrevistados. A plataforma foi centro de polêmica nas últimas semanas.

Na sexta, o ministro Alexandre de Moraes chegou a ordenar o bloqueio do aplicativo em todo o país. Após a plataforma cumprir as medidas judiciais que estavam pendentes, o magistrado revogou a suspensão.

Vale lembrar, sobre a pesquisa, que há muita utilização cruzada entre redes sociais. No Telegram, por exemplo, é comum canais de política divulgarem links para vídeos privados do YouTube. Assim como no WhatsApp também circulam muitos links para YouTube, Facebook e Twitter.

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71% dos entrevistados não possuem Telegram

Ainda conforme o levantamento, 31% dos usuários do Youtube não utilizam a plataforma para buscar informações sobre as eleições e outros 27% não fazem uso da app. Entre os que possuem acesso ao Telegram, 22% não usam o aplicativo para buscar informações sobre o pleito presidencial e 71% não estão inscritos na plataforma.

Já entre os que possuem Facebook, 34% não utilizam a rede para obter informações eleitorais e 27% não acessam a plataforma.  O índice dos que possuem uma conta no Whatsapp que não a utilizam para se informar sobre as eleições chega a 53% e os que não possuem o aplicativo somam 10%. No Instagram estes índices são de 34% e 33%, respectivamente. No Tik To, são 24% e 62%. No Twitter, os índices são de 15% e 72%.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 20 de março. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-09630/2022.

Pesquisa realizada pelo instituto FSB, patrocinada pelo banco BTG Pactual
Pesquisa realizada pelo instituto FSB, patrocinada pelo banco BTG Pactual

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