Moraes revoga bloqueio do Telegram no Brasil neste domingo

"Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão"

Atualizado em 20 de março de 2022 às 18:21
Moraes dá 24h para Telegram cumprir determinações pendentes. Foto do ministro com terno preto e bata do STF, com expressão séria.
Foto: Carlos Moura/SCO/ST

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou hoje o bloqueio do Telegram no Brasil. Segundo Moraes, a revogação foi definida porque o Telegram cumpriu as determinações judiciais que estavam pendentes – e que tinham levado o ministro a definir a suspensão do app.

“Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil, proferida em 17/3/2022”.

O trecho é da decisão do ministro do Supremo. Essa suspensão ocorre após o período de 24 horas estabelecido para que a empresa que controla o aplicativo de mensagens cumprisse uma série de determinações judiciais.

LEIA MAIS:

1 – Foragido, Allan dos Santos ataca Moraes após bloqueio: “Rasgando a Constituição”
2 – Moraes dá 24h para app cumprir determinações pendentes
3 – Ao DCM, Serrano defende Moraes: “Querem substituir o Estado”

Telegram odebece Moraes

O aplicativo apagou, na noite de sábado (19), um post no qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou uma investigação da Polícia Federal sobre ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Essa medida é parte da lista de pendências do aplicativo de mensagens com a Justiça brasileira.

Essa lista foi divulgada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão da quinta (17) mostrou que Moraes determinou o bloqueio do app no Brasil por descumprimento de decisão judicial. O Telegram, no entanto, cumpriu todas as medidas.

Na decisão deste domingo, Moraes confirma que o prazo foi atendido. O Telegram foi notificado às 16h44 do sábado e, às 14h45 deste domingo, informou ao STF que tinha concluído as “tarefas” da lista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link