Contarato pode ser candidato a governador do ES pelo PT

Atualizado em 20 de fevereiro de 2022 às 21:07
Contarato pode ser governador do ES pelo PT. Ele usa óculos de grau, cabelo ralo e pele branca. Veste um terno preto.
Candidatura de senador pode dificultar diálogo para formação de federação com PSB. Foto: Diego Bresani

O senador Fabiano Contarato pode ser candidato a governador do Espírito Santo pelo PT. O partido decidiu lançar a pré-candidatura do político nesta semana. No estado, os petistas vivem quebra cabeça com o PSB, o que prejudica as negociações para formação de uma federação partidária entre as duas siglas com PCdoB e PV.

Em meio aos impasses, o governador do estado, Renato Casagrande (PSB), pretende concorrer à reeleição. Ele chegou a se reunir com o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos), que é pré-candidato à presidência.

“Estou à inteira disposição do partido e da população capixaba para construirmos um projeto progressista para nosso querido Estado. Vamos juntos, Espírito Santo!”, escreveu o senador no Twitter. A decisão foi tomada neste sábado, mas só deverá ser formalizada na segunda (21).

Leia mais:

1 – Caso Adrilles: Projeto de Contarato quer criminalizar gesto nazista

 

2 – Contarato aciona TCU e quer acesso público aos gastos do presidente com cartão corporativo

 

3 – Senador Contarato quer que cartão corporativo de Bolsonaro seja auditado

Com candidatura de Contarato, discussões entre PT e PSB devem se intensificar

O senador deixou a Rede Solidariedade, de Marina Silva, em dezembro para se filiar ao PT. Ele ganhou projeção na mídia durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instaurada no ano passado pelo Senado para investigar possíveis irregularidades do governo no combate à disseminação da doença.

PT e PSB travam as negociações para formar a federação com PCdoB e PV. Se os partidos conseguirem se federar deverão passar por uma “fusão temporária” que durará, no mínimo, quatro anos. Dessa forma, haverá candidatura única para cargos majoritários, o que esbarra nos planos de Casagrande para tentar reeleição pelo PSB.

Em entrevista no última dia 15 deste mês, o governador do ES disse em entrevista que “Eu, pessoalmente, sou contra a federação, não com o PT, mas de uma forma geral”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link