Corrupção no MEC: PGR respondeu ao STF com onze dias de atraso

Atualizado em 23 de abril de 2022 às 19:55
Foto de Milto Ribeiro usando terno azul marinho enquanto fala ao microfone.
PGR atrasou resposta ao STF sobre o caso de corrupção no MEC. Foto: Isac Nóbrega/PR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) só respondeu ao Supremo Tribunal Federal onze dias depois do prazo dado pela ministra Cármen Lúcia nas denúncias de corrupção no Ministério da Educação. O prazo dado para o órgão se manifestar era até o dia 8 de abril.

A abertura do inquérito foi feita depois de um pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para investigar o ex-ministro da pasta, Milton Ribeiro. No entanto, apesar de autorizar a abertura, a ministra Carmén Lúcia disse ser imprescindível apurar a conduta dos envolvidos, e não apenas do ex-ministro.

Ainda não há previsão legal atuação no Ministério Público

Mesmo com a determinação do STF, ainda não há uma previsão legal para que sejam estabelecidos prazos para atuação do Ministério Público. Como Aras está de férias, a resposta foi dada pela vice-presidente da PGR, Lindôra Araújo, que outras vezes já se manifestou favoravelmente à família Bolsonaro.

Os procuradores avaliam que o processo poderá ocorrer com maior eficiência na primeira instância. Com a perda do foro privilegiado e as irregularidades terem sido mais presentes nos municípios, alguns defensores dizem que os procuradores regionais podem ter mais sucesso nas apurações do caso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link