Categories: Mídia

Crescemos dez vezes em dez meses: uma prestação de contas para nossos leitores

Em azul claro, as visualizações. Em azul escuro, os leitores únicos

E vamos então a mais uma prestação de contas.

Novembro foi um mês simplesmente espetacular para o DCM. Chegamos a 2,5 milhões de visualizações e batemos a marca de 1 milhão de visitantes únicos.

Isso quer dizer que entre janeiro – marco zero simbólico em nossa trajetória por causa da introdução da seção de hard News Essencial – e novembro crescemos dez vezes.

Repito: dez vezes.

Não tivemos portal para alavancar nosso avanço, não tivemos ações de marketing dispensiosas (e nem mesmo baratas): nossa arma foi, simplesmente, o jornalismo.

Somos transparentes, somos independentes, somos apartidários. Nosso compromisso, como sabe quem nos acompanha, é com o ‘Brasil Escandinavo’, um país socialmente justo.

Queremos uma sociedade libertária, ensolarada, regida pelo que os escandinavos chamam de ‘Janteloven’ – uma cultura em que ninguém se sinta melhor que ninguém a despeito do patrimônio ou de qualquer cargo.

Estamos hoje entre os 40 maiores sites de notícias do Brasil. Onde estaremos em breve?

A resposta será dada pela crescente e extraordinária comunidade de leitores que enxergam em nós uma alternativa a uma mídia corporativa cujo conteúdo está envenenado pelos próprios interesses econômicos.

Não são leitores comuns, definitivamente. Basta ver a seção de comentários, um complemento indispensável aos debates originados de nossos artigos.

Nosso leitor é fortemente “engajado”. Isso se vê no Facebook. Nossa taxa de engajamento ali – pessoas que curtem, compartilham e comentam – costuma ficar acima de 90%. (É um dado fornecido pelo próprio Facebook.)

Para efeitos de comparação: a taxa de engajamento da Folha é de 20%, a da Veja é de 10% e a do UOL é de 3%.

O apoio dos leitores foi decisivo para que nossa primeira experiência no crowdfunding fosse vitoriosa. Coletamos, no site Catarse, o dinheiro suficiente para vermos como Melgaço, uma cidade nos confins do Brasil ignorada pela mídia, está lidando com a novidade que é ter médico para zelar pela saúde pública.

Na primeira semana de janeiro, a documentarista Alice Riff irá a Melgaço. Lá, ela manterá um diário sobre o que está presenciando e preparará um documentário.

O crowdfunding, do ponto de vista estratégico, nos dará condições de antecipar um passo importante em nosso futuro: o jornalismo investigativo.

Nosso mais profundo agradecimento pelo apoio ao Projeto Melgaço.

Na verdade, mais que isso – nosso mais profundo agradecimento por tudo.

Obrigado a todos

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Rio Guaíba passa dos 5 metros na maior cheia já registrada em Porto Alegre (RS)

Neste sábado (4), o rio Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou os cinco metros de altura,…

16 minutos ago

Ministério Público e DPU acionam Google por conteúdo de violência policial

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) entraram com uma…

24 minutos ago

DCM ao Meio-Dia: Enquanto Madonna reclama do calor no Rio, RS vive maior tragédia de sua história

https://www.youtube.com/watch?v=yKna_oVQUow Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Anderson Etter…

51 minutos ago

Madonna se queixa do calor no Rio, enquanto gaúchos se afogam nas enchentes

  Enquanto Madonna se queixa do intenso calor do verão carioca, desfrutando da suíte presidencial…

1 hora ago

Madonna, que vive de expôr privacidade, reclama de falta de privacidade no Rio

É muita hipocrisia. Madonna recentemente expressou frustrações com relação à falta de privacidade em sua…

2 horas ago

Um Estado devastado sob o desgoverno do entreguismo. Por Moisés Mendes

Os desastres que estão destruindo vidas e comovendo os gaúchos são agravados pelos desastres políticos…

2 horas ago