Cuba reconhece o casamento homossexual em novo Código da Família

Atualizado em 22 de dezembro de 2021 às 17:11
Cuba
Novo Código da Família reconhece casamento homossexual

O Parlamento de Cuba aprovou hoje (22) o novo Código da Família que torna legal as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo o ministro da Justiça de Cuba, Oscar Silvera Martinez, “o Código não fabrica nem impõem modelos, mas respeita e apoia a pluralidade familiar. É o resultado da participação de todos e protege o direito das pessoas de constituir família, sem discriminação e com respeito aos direitos humanos”.

A fundadora do Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX), Mariela Castro, disse que “os regulamentos são a expressão de um processo gradual de amadurecimento alcançado pela revolução na implementação de sua agenda de justiça social”.

O novo Código cubano, além de tornar legal a união entre pessoas do mesmo sexo, também altera a ideia de parentesco e que este não deve mais ser mais a partir de laços biológicos, mas sim das relações afetivas e de amizade.

“É um código emancipatório que visa elevar a felicidade, a paz e a harmonia entre as pessoas ao mais alto grau possível. Contribui para a erosão do patriarcado com dispositivo de opressão e dominação, para a democratização das relações entre homens e mulheres e as diferentes gerações de grupos familiares”, disse o Ministro do Interior de Cuba, Castro Espin.

Leia mais:

1- Itapemirim será multada pelo Procon-SP

2- Prefeita italiana de extrema direita recebe honraria de Bolsonaro

3- ConecteSUS sofre ataque de hackers e continua fora do ar após 12 dias

Movimento LGBT critica referendo para o novo Código Familiar

Apesar do novo Código da Família ser um avanço, as novas 70 normas vão à referendo em 2022.

Para a militância LGBT de Cuba é errado colocar o novo código em referendo, pois, afirmam que “as maiorias não deveriam endossar os direitos das minorias”.

A militância também teme uma forte reação dos setores católicos e evangélicos, que têm crescido e já se posicionaram contra a atualização do Código.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.