Dallagnol, que manipulou Lava Jato para perseguir Lula, lança curso de combate à corrupção

Atualizado em 20 de novembro de 2021 às 22:51
Deltan Dallagnol coçando a cabeça
Deltan Dallagnol.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ex-procurador Deltan Dallagnol foi às redes sociais, neste sábado (20), para anunciar um curso online sobre combate à corrupção. A Lava Jato, que Dallagnol coordenou, foi o maior escândalo judicial e político da história recente do país. Os integrantes da força tarefa atuaram em conjunto com o juiz Sergio Moro, para condenar o ex-presidente Lula.

Além disso, coordenados por Dallagnol, os procuradores impulsionaram um processo fraudulento e cheio de ilegalidades contra os direitos democráticos contra o ex-presidente e outros adversários políticos da Lava Jato.

E na cara de pau, o ex-procurador, que deve se filiar ao Podemos, partido que tem reunido integrantes da Lava Jato, afirmou que “a vingança do sistema corrupto foi tão violenta, tão forte e tão incansável, que eu resolvi sair do Ministério Público para continuar o combate à corrupção de outras maneiras”.

“Recebo diariamente pedidos de pessoas indignadas com a corrupção, mas que não sabem o que fazer. Por isso, reuni 10 modos de você fazer parte da luta contra a corrupção que tenho defendido há anos”, escreve ele ao divulgar o curso. Confira a nota abaixo na íntegra.

Leia também:

1- Após “acordão” com Doria, Moro busca união com presidenciáveis da “terceira via”

2- Moro tem dor de barriga e foge da imprensa em evento do MBL

3- Genro de Silvio Santos não explica relação com fuga do guru Olavo de Carvalho em avião da FAB

Dallagnol anuncia curso de combate à corrupção

Recebo diariamente pedidos de pessoas indignadas com a corrupção, mas que não sabem o que fazer. Por isso, reuni 10 modos de você fazer parte da luta contra a corrupção que tenho defendido há anos. Veja a aula completa no meu canal do YouTube: youtu.be/lDJzV322ROc.

O 1º modo é o mais óbvio: não pagar ou receber propina e denunciar a corrupção. A culpa da corrupção não é só do setor público. A mudança na forma de fazer negócios é obrigação de todos nós.

2º: Criar na sociedade, nas empresas, nas escolas, no serviço público e na política uma cultura de integridade e intolerância à corrupção. Dentre as boas práticas estão os programas de compliance nas empresas e o projeto Na Moral em escolas.

3º: Posicionar-se de modo firme nas redes sociais sobre 3 coisas: 1) casos de corrupção; 2) retrocessos nessa pauta; e 3) avanços necessários como as PEC da prisão em 2ª instância e do fim do foro privilegiado. Você pode replicar notícias/posts e emitir sua opinião.

4º: Cobrar de deputados federais e senadores do seu Estado uma posição clara nas redes sociais sobre projetos anticorrupção antes das votações e, depois, divulgar como votaram. Você pode fazer isso agora mesmo: poder360.com.br/congresso/veja

5º: Fiscalizar as contas públicas, apoiando e participando de projetos como o Observatório Social do Brasil @osbrasil e o Serenata de Amor @RosieDaSerenata.

Continua…

6º: Criar e fazer parte de grupos de discussão ou participação cívica política, seja partidária ou apartidária, de pessoas ou de entidades (e aqui o CODEM de Maringá é um belo exemplo disso). É preciso construir soluções para os problemas sociais de baixo pra cima.

7º: Promover a preparação política de candidatos para que entendam nossos problemas sociais e as principais soluções estudadas (com base em evidências) para esses problemas, assim como cobrar essa preparação por parte deles.

8º: O mais importante: voto consciente. Precisamos encher o Congresso com políticos determinados a virar o jogo contra a corrupção – veja a campanha web.unidoscontraacorrupcao.org.br. Invista tempo conhecendo candidatos, seu passado e propostas para o futuro.

9º: Dar um passo à frente e se candidatar você mesmo, para lutar na arena política pelas causas em que você acredita. Precisamos de políticos no Congresso que desfaçam os retrocessos e promovam avanços na pauta anticorrupção.

10º: Apoiar e financiar os bons candidatos com pequenas doações eleitorais de pessoas físicas ou por meio de crowdfunding, pra que eles possam ter mais chances de competir com candidatos tradicionais que receberão verbas milionárias do fundo eleitoral.

Mãos à obra! Se você quer saber mais e se envolver na luta por um país mais justo, com menos corrupção e mais próspero, acompanhe nas redes sociais estas iniciativas: @TI_InterBr, @UCCorrupcao, @osbrasil, @codemaringa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.