Dallagnol pode ficar inelegível após determinação do TCU

Atualizado em 10 de novembro de 2021 às 10:52
Deltan Dallagnol coçando a cabeça
Deltan Dallagnol.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após decisão do TCU (Tribunal de Contas da União), Deltan Dallagnol pode ficar inelegível. O tribunal determinou a devolução das diárias milionárias de procuradores da Lava Jato. Ele coordenava a força-tarefa à época e é citado como responsável pela “indústria de pagamento de diárias e passagens”.

Caso condenados, os procuradores ficarão inelegíveis. Isso pode atrapalhar os planos de Deltan, que planeja se candidatar. Na semana passada, o procurador foi exonerado do MPF (Ministério Público Federal). Janot, que também será citado para devolver valores, pode ter o mesmo destino.

Os procuradores podem apresentar defesa para tentar evitar o ressarcimento. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha.

Leia também:

1 – TCU pede devolução de diárias milionárias da Lava Jato

2 – Lira pretende manter o Orçamento Secreto com outro nome

3 – A quatro dias do 2º turno, Deltan citou Moro em chat e pediu pressa: “não temos muito tempo”

A candidatura de Dallagnol

Deltan Dallagnol ai tentar ser deputado federal. A vontade de entrar para a política não é nova, mas Dallagnol sempre era desencorajado pelos próprios colegas da Lava Jato, que temiam a repetição do que ocorreu na Itália, onde a Operação Mãos Limpas foi trucidada depois que um dos seus principais mentores e coordenadores desviou para a política.

O ex-procurador foi convidado para o evento de filiação de Sergio Moro ao Podemos, que ocorre nesta quarta (10).

Além de Deltan e Moro, devem compor o “partido da Lava Jato” Rodrigo Janot e o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link