Eleições 2022: Lula vence no 1º turno? Veja o que diz o novo Datafolha

Atualizado em 24 de março de 2022 às 17:30
Lula fazendo coração com a mão; Ele lidera no Datafolha
Lula pode vencer as eleições no 1º turno. FOTO: RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA

O novo Datafolha foi divulgado nesta quinta-feira (24) e chamou a atenção de muita gente pelo avanço de Jair Bolsonaro (PL) e a oscilação negativa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas a pergunta que não quer calar é: o petista ainda tem chance de vencer no primeiro turno, mesmo com a tendência de recuo e crescimento de seu principal adversário?

Segundo dados divulgados pelo Instituto, a resposta é: sim. Para quem não sabe, para um candidato vencer no primeiro turno, ele precisa obter 50% +1 de votos válidos no dia da apuração. Pesquisas eleitorais levam em conta as intenções de votos, portanto não avaliam diretamente o resultado da urna, que é o chamado voto válido e é preciso calcular.

Neste caso, Lula segue muito próximo de fechar a fatura ainda no primeiro turno. Ele tem 47,7% dos votos válidos, segundo o resultado do novo Datafolha. Com as intenções em 43% e a somatória de todos os adversários dando 47%, o petista precisa crescer menos de 3 pontos percentuais para garantir a vitória sem levar as eleições para o segundo turno.

Leia também

1 – Bloqueio do Telegram foi bom para Bolsonaro, segundo pesquisa

2 – Nova pesquisa mostra alta rejeição de Bolsonaro; veja números

3 – Nova pesquisa mostra Lula com mais de 10 pontos à frente de Bolsonaro

Lula e o segundo turno no Datafolha

Lula de braços cruzados
Lula. Foto: Nelson Almeida/AFP

Se Lula tem 47,7%, Bolsonaro também sobe nos votos válidos e chega a 28,8%, enquanto a terceira via não consegue crescer e segue estacionada com um dígito na corrida eleitoral. Com isso, caso haja migração para o petista, ele pode fechar a fatura e encerrar as eleições 2022 ainda no primeiro turno, sem alongar a disputa.

Porém, para o caso de não conseguir esse desempenho, já que há tendência de queda, enquanto o presidente cresce, os números do Datafolha mostram que Lula vence com folga num eventual segundo turno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link