DCM Ao Meio-Dia: Bolsonaro atinge 1 milhão de seguidores no Telegram, a rede sem lei. E a esquerda?

Atualizado em 10 de outubro de 2021 às 13:29
Veja o DCM Ao Meio-Dia
DCM Ao Meio-Dia: Bolsonaro atinge 1 milhão de seguidores no Telegram, a rede sem lei. E a esquerda?. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Bolsonaro e Telegram são assuntos. AO VIVO. Rudá Ricci analisa as últimas notícias e conversa com o Jornalista e Publicitário Emerson Luis. Moderação: Tatá do Sul.

LEIA MAIS:

1 – Quais os codinomes de Lira e Bolsonaro entre políticos do Centrão

2 – Quem Bolsonaro colocará na PGR se Aras virar ministro do STF

3 – Pastor cirista estaciona motorhome na frente da casa de Temer, que oferece lanche

Bolsonaro no Telegram

Com o apagão do Whatsapp na semana passada, Bolsonaro anunciou a marca de 1 milhão de inscritos num outro aplicativo.  “Muitas redes sociais encontram-se com instabilidade constante, siga-nos no nosso canal do Telegram”, escreveu nas redes.

Por que fascistas preferem o Telegram? Uma matéria do Recode explica:

Há muitas coisas que os extremistas de direita gostam no Telegram, o aplicativo de mídia social e mensagens que está atualmente no topo das lojas de aplicativos. Sua moderação de conteúdo é frouxa e dispersa. É um aplicativo bem construído com muitos recursos para comunicação em massa, bem como bate-papos criptografados e compartilhamento de arquivos. E o Telegram tem mais usuários do que nunca.

Após a insurreição do Capitólio, o Telegram anunciou que ultrapassou 500 milhões de usuários ativos globalmente. Ele adicionou 25 milhões de novos usuários em apenas 72 horas. Apenas 2 por cento da base de usuários do aplicativo baseado em Dubai está nos EUA, mas está se tornando mais popular entre os americanos. Os downloads do Telegram nos EUA nas primeiras semanas deste ano foram mais de 700 por cento maiores do que no mesmo período em 2020, de acordo com dados da empresa de medição de aplicativos Sensor Tower.

O uso de aplicativos de mensagens alternativos disparou nas últimas semanas por uma variedade de razões, incluindo repercussões de uma atualização de privacidade do WhatsApp e uma repressão por outras plataformas após o motim do Capitólio. Nos EUA, o Signal, conhecido por suas mensagens criptografadas de ponta a ponta, teve o mesmo número de instalações exclusivas nos primeiros 18 dias de 2021 e em todo o ano de 2020.

Atualmente, o Telegram é o aplicativo mais baixado da Google Play Store, tendo retirado o Signal do primeiro lugar nos Estados Unidos. A combinação específica de recursos do Telegram, no entanto, o torna especialmente popular entre os extremistas de direita norte-americanos, que se juntaram à plataforma em massa depois de serem expulsos do Twitter, Facebook e Parler. Este último é outro favorito extremista e foi recentemente lançado na Internet, embora agora esteja de volta em uma forma muito limitada.

O Telegram tem três componentes principais. Os canais, públicos e privados, são principalmente transmissões unilaterais que um número ilimitado de pessoas pode acompanhar.

VEJA O DCM AO MEIO-DIA