DCM Ao Meio-Dia: Lula e Janja – mídia manda casar no salão de festas com Sangue de Boi; a palhaçada de Bolsonaro

AO VIVO. Kiko Nogueira faz o giro de notícias. Moderação: Pedro Zambarda. Veja o DCM TV

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 12:29
DCM Ao Meio-Dia: Lula e Janja - mídia manda casar no salão de festas com Sangue de Boi; a palhaçada de Bolsonaro
DCM Ao Meio-Dia: Lula e Janja – mídia manda casar no salão de festas com Sangue de Boi; a palhaçada de Bolsonaro. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Bolsonaro é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira faz o giro de notícias. Moderação: Pedro Zambarda. Veja o DCM TV e confira toda a programação do canal.

A notícia-crime apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do STF Alexandre de Moraes ir para o lixo do STF, segundo apurou o DCM. O relator do caso é o ministro Dias Toffoli. Segundo apuração, a ação, protocolada no STF, cita supostos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais.

Ao Diário do Centro do Mundo, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas, afirma que é uma “tentativa clara (de Bolsonaro) de tentar criar um constrangimento”. “É quase uma cavadinha, como no futebol, mas o juiz percebe as circunstâncias e descarta a infração”, diz. “Nós temos o VAR”.

No texto encaminhado ao STF na segunda-feira (16), Bolsonaro acusa Moraes de abuso de autoridade. O ministro, diz o documento, incluiu o presidente em um inquérito sem qualquer indício de prática de crime, conduta com pena de reclusão de 6 meses a 2 anos pela Lei 13.869. A norma dispõe sobre práticas abusivas cometidas por agentes públicos.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Apoio de Lula dá vitória a Freixo no 2º turno no Rio; Bolsonaro, o “rusband” de Michelle

2 – DCM Ao Meio-Dia: Pesquisa mostra que 10 milhões de eleitores de Bolsonaro vão de Lula em 2022 

3 – DCM Ao Meio-Dia: Nando Moura revela reunião de Moro com MBL: “broxou”; Requião fala de Petrobras e Bolsonaro

Para Marco Aurélio, isso é “completamente artificial”. “É uma bobagem, mais uma patacoada do Bolsonaro”, afirma. Notícias-crime, como a que foi apresentada pelo presidente, funcionam como uma espécie de boletim de ocorrência: pessoas ou instituições informam que determinado crime pode ter sido cometido, e as autoridades decidem se vão ou não autorizar a investigação.

Pedidos assim são encaminhados ao Ministério Público, órgão com competência para investigar e propor denúncias, e não ao STF. Ou seja, o Supremo deve rejeitar o pedido de investigação contra Moraes. Com a solicitação, Bolsonaro delimita ainda mais suas divergências com parte do STF. Parece esperar que a Corte rejeite a notícia-crime e pode faturar politicamente com o episódio.

O coordenador do Grupo Prerrogativas ainda faz um alerta: “Bolsonaro cria uma crise e tenta esconder no dia posterior. Ele cria factoides. O que, realmente, queremos saber é o que ele vai fazer para erradicar a fome e a miséria no país. Ele precisa dar uma resposta”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM AO MEIO-DIA