DCM Ao Meio-Dia: Inflação volta a assombrar os brasileiros; Marília Arraes, Tabata Amaral e os absorventes

Atualizado em 8 de outubro de 2021 às 12:19
Marília Arraes e Tabata Amaral
Marília Arraes e Tabata Amaral. Foto: Reprodução

Marília Arraes é pauta. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Daniel Cara.

LEIA MAIS:

1 – AO VIVO: Lula discursa e concede entrevista coletiva em Brasília

2 – Lula diz que vai pra rua e convoca militância: “Ói Nóis Aqui Trá Veis!”

3 – VÍDEO: Bolsonaro justifica “veto dos absorventes” e ataca PT

Marília Arraes defende Tabata Amaral

Após Tabata Amaral ser creditada por projeto de Marília Arraes, a deputada foi às redes defender a ex-pedetista. “Buscamos unir parlamentares de todas as cores partidárias e a população do país em torno da necessidade dessa política pública tão essencial”.

Ela agradece aos mais de 30 deputados que se engajaram em seu PL ou apresentaram projetos correlatos. “Vamos continuar construindo essa unidade para a derrubada do veto e pela dignidade menstrual de todas as mulheres, isso é o que importa”.

A deputada ainda critica a “politicagem” em cima do tema. “Quem faz politicagem em cima disso se iguala a Bolsonaro no desprezo a temas que devem ser alvo de uma política de Estado e não de governo, de partido ou de pessoas. Não contem comigo pra isso”.

Antes do veto do presidente, entretanto, a deputada insinuou que Tabata tentou se “apropriar” de seu projeto. “Notas publicadas em jornais mostram a tentativa da deputada Tabata Amaral de se apropriar de um projeto de lei apresentado, ainda no ano passado”, afirmou por meio de sua assessoria.

A deputada Tabata Amaral tem ganhado crédito por projeto proposto por Marília Arraes. A petista é autora do PL que distribui gratuitamente absorvente para meninas e mulheres. Mesmo assim, não é citada nas notícias sobre o projeto, vetado por Jair Bolsonaro.

O Estadão, por exemplo, usou foto de Tabata para ilustrar uma matéria sobre o caso. O jornal tem sido criticado por atribuir o projeto à deputada. No texto escrito pelo veículo, não há nenhuma citação a Arraes. O nome de Tabata, entretanto, é citado quatro vezes. A reportagem diz que ela é “uma das 34 parlamentares coautoras do projeto”. Não cita o nome da petista, mas registra o depoimento da ex-pedetista.

A Folha de S. Paulo também, erroneamente, atribui o projeto a Tabata. Segundo o jornal, ela está na lista de deputados que apresentaram o projeto.

A própria deputada compartilhou um post que atribui a autoria do projeto a ela.

VEJA O DCM AO MEIO-DIA